quarta-feira, 30 de março de 2016

Direção Regional das Comunidades assina protocolo com o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore

O Diretor Regional das Comunidades afirmou hoje, em Porto Alegre, no Brasil, que o Governo dos Açores “tem trabalhado em estreita ligação e proximidade com os governos onde existem comunidades açorianas ou de açordescendentes, visando a realização e o desenvolvimento de projetos comuns que fortaleçam os laços culturais existentes”.

Paulo Teves falava na cerimónia de assinatura de um protocolo de colaboração entre a Direção Regional das Comunidades e o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore que visa a realização de ações de cooperação técnica, científica e cultural para o desenvolvimento de iniciativas nas áreas da cultura, artes e folclore, bem como a conjugação de esforços no sentido de desenvolver projetos, estudos e serviços técnicos que permitam a colaboração recíproca entre as duas partes.

Na sua intervenção nesta cerimónia, que contou com a presença do presidente do Instituto, Vinicios Brum, do Secretário de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, Vitor Hugo, e da presidente da Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul, Célia Jachemet, o Diretor Regional salientou que “a Açorianidade continua bem presente neste estado brasileiro, materializada no folclore, na religiosidade, na arquitetura, no linguajar das gentes e em vários outros aspetos da cultura riograndense”.

“Este protocolo reconhece e espelha a relevância do trabalho desenvolvido pelo Governo dos Açores e pelo Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore em prol da preservação e promoção da cultura do Estado, da qual faz parte integrante a Açorianidade”, frisou Paulo Teves.

O Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, criado em 1974, é uma entidade vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul que tem a sua origem na Comissão Estadual de Folclore, fundada em 1948.

Esta instituição tem como missão o estudo e a divulgação da ciência do folclore, a promoção da cultura popular e o intercâmbio com órgãos que desenvolvem atividades similares.

O Diretor Regional das Comunidades, no âmbito da visita que está a realizar ao Rio Grande do Sul, participa ainda hoje nas comemorações do 13.º aniversário da Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul, instituição representativa da Região Autónoma dos Açores neste estado brasileiro.



GaCS

Sem comentários: