quarta-feira, 23 de março de 2016

Governo dos Açores promove ações de formação na área do Acolhimento de Crianças e Jovens

A Secretaria Regional da Solidariedade Social promove, através do Instituto de Segurança Social dos Açores, a realização de sete ações de formação sobre "Hábitos e Métodos de Estudo", dirigidas às equipas das Casas de Acolhimento de Crianças e Jovens da Região nas ilhas de S. Miguel, Terceira, Faial e Pico.

Esta iniciativa faz parte de um plano formativo anual mais amplo e diversificado, elaborado com vista à qualificação gradual e especializada dos profissionais que trabalham nas Casas de Acolhimento.

A ação de formação em "Hábitos e Métodos de Estudo" é dirigida às equipas educativas das Casas de Acolhimento e tem como objetivo promover a aquisição de competências para o devido apoio ao estudo/percurso escolar das crianças e jovens em situação de acolhimento residencial.

A formação visa o reconhecimento da importância da aquisição de hábitos e métodos de estudo por parte das crianças/jovens e assenta na elaboração de planos de estudo, horários de testes e atividades para todas as crianças/jovens acolhidas com vista a uma melhor gestão do tempo, além da aprendizagem de novas formas de organização do espaço de estudo e apoio ao desenvolvimento de competências para análise da informação escrita.

No ano passado foram realizadas três ações em S. Miguel que abrangeram 24 formandos, prevendo-se que o número de participantes venha a triplicar em 2016.

As primeiras duas edições têm início no mês de abril, na ilha de S. Miguel, sendo as restantes promovidas a partir de setembro nas ilhas Terceira, Faial e Pico, de acordo com a disponibilidade do calendário letivo e das equipas envolvidas.



GaCS

Sem comentários: