terça-feira, 15 de março de 2016

Diretor Regional das Comunidades elogia compromisso dos jovens açordescendentes com a preservação da identidade açoriana

O Diretor Regional das Comunidades enalteceu, em Hilmar, na Califórnia, a "participação ativa" dos jovens açordescendentes nas instituições e organizações representativas da comunidade açoriana como "compromisso para o futuro com o legado herdado”.

“O empenho, a dedicação e a vossa vontade em perpetuar no futuro a nossa identidade constitui uma enorme responsabilidade em contribuir para a afirmação da Região Autónoma dos Açores no mundo”, afirmou Paulo Teves, que falava segunda-feira na Casa dos Açores de Hilmar.

Na sua intervenção, o Diretor Regional defendeu que “as Casas dos Açores são instituições imprescindíveis para a divulgação e promoção da imagem dos Açores e das suas valências fora do espaço arquipelágico”.

“A Casa dos Açores de Hilmar, polo aglutinador dos Açorianos radicados nesta área da Califórnia e baluarte das suas tradições, usos e costumes, tem contribuído, com um trabalho exemplar e dinâmico, para a coesão social e cultural da comunidade onde se encontra sediada”, frisou Paulo Teves.

O Diretor Regional, no âmbito da visita que está a efetuar às comunidades açorianas, encontrou-se, ainda na segunda-feira, com os alunos do Curso de Português da Universidade Estadual da Califórnia, em Turlock.

Na ocasião, Paulo Teves salientou a importância da língua portuguesa como “instrumento de valorização do rico património cultural que identifica as gerações mais jovens e lhes permite orgulharem-se dos valores legados pelos seus antepassados”. 

Para Paulo Teves, “o conhecimento da língua e cultura portuguesas contribui para a projeção, coesão e integração da comunidade, bem como para a promoção da portugalidade nas sociedades de acolhimento”.

“Os Açores são, por excelência, um espaço onde é bem visível um desenvolvimento sustentável”, frisou, desafiando os jovens que nunca visitaram os Açores a “descobrir a terra que lhes pertence e com a qual, facilmente, se identificarão”.

Ainda em Turlock, Paulo Teves visitou a VALER - Valley Area Living Enabling Resources, instituição que tem como objetivo prestar apoio social à comunidade local, onde salientou “o trabalho relevante desenvolvido em prol da integração e do apoio solidário aos mais carenciados”.

O Diretor Regional das Comunidades está hoje em Berkeley e em São José, onde terá encontros com diversas instituições e com a comunidade açoriana.



GaCS

Sem comentários: