segunda-feira, 4 de julho de 2016

Avelino Meneses destaca importância da educação financeira na formação dos cidadãos

O Secretário Regional da Educação e Cultura afirmou hoje, em Ponta Delgada, que só com “cidadãos responsáveis” que, antes de mais, conseguem “gerir corretamente” as suas próprias vidas, é que será possível “criar alicerces para um rumo de progresso para toda a sociedade”.

Avelino Meneses, que falava aos jornalistas no final da sessão de abertura da ação de formação 'Referencial de Educação Financeira', reafirmou que, além de cientistas e de profissionais, cabe à escola “acima de tudo” formar cidadãos.

Nessa medida, e porque “a responsabilidade é por excelência o lema da cidadania”, uma formação em literacia financeira assume-se como “muito importante”, acrescentou o Secretário Regional, recordando que o mundo ocidental, em particular, vive desde 2008 uma crise que “ainda não nos largou de todo”, cujos culpados “foram os especuladores, fomos todos nós, quando em matéria financeira corremos riscos excessivos e abandonamos o bom senso”.

Avelino Meneses afirmou, por isso, esperar que esta formação venha dotar os docentes da Região com “conhecimentos indispensáveis” para transmitirem às gerações futuras “normas de comedimento e de racionalidade em matéria financeira”.

A ação de formação 'Referencial de Educação Financeira' é uma iniciativa do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, em parceria com o Ministério da Educação e Ciência, à qual os Açores se associam desde 2011.

O curso de formação que teve hoje início em Ponta Delgada, e se prolonga até quarta-feira, abrange meia centena de docentes de 32 escolas dos Açores, estendendo-se nos dias seguintes à ilha Terceira.

A formação, com uma duração presencial de 15 horas, incide sobre os conteúdos e metodologias indispensáveis à implementação da educação financeira em contexto educativo e formativo.

Anexos:
2016.07.04-SREC-CursoFormaçãoProfessores.mp3

GaCS

Sem comentários: