sexta-feira, 1 de julho de 2016

LREC transmite seminário sobre segurança sísmica de edifícios antigos

O Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) vai transmitir, a 4 e 5 de julho, o 1.º Seminário de Verão da Sociedade Portuguesa Engenharia Sísmica, subordinado ao tema “A segurança sísmica de edifícios antigos e a utilização de isolamento de Base com forma de proteção sísmica”.

O seminário realiza-se no auditório do LREC, em Ponta Delgada, mas os interessados podem também assistir aos trabalhos, através desta transmissão, no auditório do Serviço Regional de Estatística dos Açores, em Angra do Heroísmo, nas delegações da Secretaria Regional do Turismo e Transportes em S. Jorge (Calheta), Faial (Horta), Pico (Madalena), Flores (Santa Cruz) e Santa Maria (Vila do Porto) e no Ecomuseu, no Corvo.

O primeiro dia do seminário será dedicado ao estudo dos edifícios antigos, sendo apresentadas técnicas de inspeção e diagnóstico para avaliação da sua situação, métodos para modelação e análise de edifícios de alvenaria e metodologias para reabilitação estrutural de edifícios antigos.

Será ainda apresentada a aplicação de sistemas de ancoragem para reforço de edifícios antigos.

O segundo dia será destinado ao tema do isolamento de base, estando prevista uma introdução teórica sobre o funcionamento deste tipo de sistemas, seguida de uma apresentação de estratégias de dimensionamento de soluções de isolamento de base.

Numa segunda parte, serão apresentados casos de aplicação de sistemas de isolamento de base e analisados alguns casos de estudo.

Este seminário, que é gratuito, mas de inscrição obrigatória, destina-se a técnicos ligados à atividade, que trabalhem ou que pretendam trabalhar nas áreas da reabilitação e engenharia sísmica.

Os interessados em assistir ao evento devem inscrever-se através da página do LREC na Internet, no endereço eletrónico www.lrec.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: