quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Governo dos Açores participa na primeira Cimeira da Macaronésia



O Subsecretário Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, Rodrigo Oliveira, participa, em representação do Presidente do Governo, Carlos César, na primeira Cimeira dos Arquipélagos da Macaronésia, que terá lugar nos próximos dias 11 e 12 de Dezembro, em Cabo Verde.

A Cimeira decorre na cidade de Mindelo, na ilha de São Vicente, a convite do Primeiro-Ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, e reunirá os Governos de Cabo Verde, dos Açores, das Canárias e da Madeira, bem como de Portugal e de Espanha, tendo por objecto o aprofundamento das relações de cooperação entre os quatro arquipélagos atlânticos.

Na base da realização deste encontro está a constatação de que, para além de fortes laços históricos e de afectividade, bem como das características geográficas comuns, existem desafios e interesses semelhantes a estes territórios que justificam o reforço do diálogo e cooperação, bem como o alargamento e aprofundamento das relações bilaterais já existentes.

De salientar que o Presidente do Governo dos Açores e o Primeiro-Ministro de Cabo Verde assinaram, na Praia, em 2008, durante a visita oficial de Carlos César à República de Cabo Verde, o Documento-Quadro para a Cooperação entre os Açores e Cabo Verde, em cujos protocolos anexos reafirmaram, precisamente, “o interesse no estreitamento e aprofundamento das relações entre todos os arquipélagos da Macaronésia, bem como na criação de um mecanismo comum de acompanhamento da cooperação nessa área regional”.

No seguimento deste propósito consagrado em 2008, próximo dia 12 de Dezembro, para além identificação de áreas de interesse comum, será analisada a criação de uma plataforma de cooperação e de diálogo político permanente, alargada aos quatro arquipélagos. A Cimeira dos Arquipélagos da Macaronésia passará, assim, a ter um carácter bianual, contando, também, com um secretariado técnico, assumido rotativamente pelos Governos dos quatro arquipélagos.

A inserção geográfica e política dos quatro arquipélagos será, também, alvo da atenção dos trabalhos da Cimeira, que conta com a presença, como observadores, de representantes da União Europeia ( UE ) e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental ( CEEAC ).


GaCS/GSSRAECE

Sem comentários: