sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Temporada de Música 2010 encerra em Santa Maria



A Temporada de Música 2010 encerra com dois recitais de Canto e Alaúde, inteiramente dedicados à música antiga, com a meio-soprano francesa Guillemette Laurens e o alaúdista português Miguel Yisrael que terão lugar no dia 15 de Dezembro, no Convento de São Francisco, nas Lajes do Pico, e no dia 17 na Igreja de Nossa Senhora da Vitória, pelas 21h30.

O programa intitulado Merveilles de Cour: árias de corte do século XVII, apresenta dezoito obras dos compositores Gabriel Bataille, Charles Tessier, Étienne Moulinié, Antoine de Boesset e Nicolas Vallet.

O alaúde é um instrumento de corda dedilhada, construído em madeira, cuja origem ainda hoje é discutida. Apesar de ser um instrumento muito utilizado na época medieval, foi nos inícios do século XVI que atingiu a sua máxima popularidade na Europa, nomeadamente em França.

Guillemette Laurens, reconhecida pelo seu trabalho em música antiga e ópera, já se apresentou nas principais salas de todo o Mundo e com os mais destacados agrupamentos, como o «Les Arts Florissants». Gravou para a Harmonia Mundi, Erato e Deutsche Grammophon. Miguel Yisrael, nascido em Lisboa, é um dos mais destacados alaúdistas da Europa da sua geração, considerado por Hopkinson Smith «um apaixonado e inteligente músico que merece ser ouvido em todo o Mundo».

A Temporada de Música 2010 é uma iniciativa da Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura. Tem como director artístico Emanuel Frazão e é produzida pela Juventude Musical Portuguesa.



GaCS/DRaC

Sem comentários: