A Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social, através do Instituto de Acção Social, encontra-se a preparar um projecto experimental, no âmbito do apoio ao idoso, que visa a criação de uma comissão de ilha para a protecção do idoso.
O anúncio foi feito hoje pela Directora Regional da Igualdade de Oportunidades durante a abertura das I Jornadas da APAV Açores contra a violência, em Ponta Delgada.
Na ocasião, Natércia Gaspar considerou ainda de “urgente” a recuperação do papel da família enquanto “veículo de transmissão de valores e de respeito pelos outros”.
A Directora Regional disse mesmo ser necessário inverter a actual situação, uma vez que as crianças adquirem as suas competências pessoais e sociais através da do contacto com os outros.
Neste contexto, Natércia Gaspar realçou a importância de educar os jovens para a consciencialização dos seus direitos e deveres.
Segundo acrescentou, “só educando as novas gerações, recuperando os valores que devem coexistir numa sociedade saudável, conseguiremos prevenir a perpetuação de situações de violência”.
Aliás, de acordo com a Directora Regional da Igualdade de Oportunidades é este o caminho que já está a ser trilhado nos Açores.
Com vista a minimizar o impacto da violência conjugal nas crianças, o Governo encontra-se ainda a elaborar um programa, em pareceria com diversas entidades.
Sem comentários:
Enviar um comentário