segunda-feira, 2 de junho de 2014

Presidente do Governo recebe novo Embaixador dos Estados Unidos em Portugal

O Presidente do Governo recebeu hoje o Embaixador dos Estados Unidos em Portugal, a quem garantiu que continuará a manter um acompanhamento muito direto e próximo do processo da Base das Lajes em nome da defesa dos interesses dos Açores neste processo.

“Da parte do Governo dos Açores, registamos o facto de a primeira deslocação do senhor Embaixador em território nacional, logo após ter apresentado as suas credenciais, ter sido aos Açores”, afirmou Vasco Cordeiro aos jornalistas.

Após a audiência, o Presidente do Governo considerou que esta deslocação à Região dá nota da consciência que o Embaixador Robert Sherman tem dos desafios que é necessário resolver, entre os quais a situação da Base das Lajes.

“Esse é um motivo de registo no sentido de encontrarmos no Embaixador Sherman um interlocutor que está interessado e empenhado em contribuir para a resolução dessa questão da Base das Lajes”, disse.

Vasco Cordeiro adiantou ainda que comunicou a Robert Sherman que o Governo dos Açores não prescindirá de acompanhar, de forma direta e próxima, este processo, nomeadamente algumas medidas que exigem especial atenção, destacando que o relatório que o Departamento de Defesa está a elaborar sobre a importância das bases europeias, e que inclui as Lajes, se assume como uma “peça essencial” nesta matéria.

“Neste momento, o Governo aguarda, na sequência da legislação do Congresso dos EUA relativo ao ano fiscal de 2014, o relatório de reavaliação da situação das bases norte-americanas na Europa” para, a partir das suas conclusões, “continuar a construir uma solução equilibrada que dignifique e honre a relação diplomática de décadas que, à volta da base das Lajes, une os Estados Unidos e Portugal”, afirmou o Presidente do Governo.

“Temos de ser muito cuidadosos e, sobretudo, muito realistas neste processo”, reafirmou Vasco Cordeiro, ao recordar que, apesar dos esforços de várias entidades e das diligências desencadeadas por vários Congressistas, alguns dos quais descendentes de Açorianos, o que “temos por certo e comunicado pelo Governo dos Estados Unidos ao Governo Português foi a intenção de reduzir a presença norte-americana na Base das Lajes”.


Anexos:
2014.06.02-PGR-AudiênciaEmbaixadorEUA.mp3
GaCS

Sem comentários: