O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e o Comando Operacional dos Açores realizam de 4 a 7 de junho o exercício AÇOR14, numa ação conjunta de resposta a uma eventual catástrofe natural que ocorra no arquipélago.
O exercício, que decorrerá na ilha do Faial, vai envolver a participação de agentes de Proteção Civil e militares, que serão chamados a intervir de forma articulada, com vista a salvaguardar pessoas e bens, num ambiente que incluirá várias situações de urgência e emergência.
O cenário do AÇOR14 tem por base as caraterísticas geológicas, sísmicas e vulcânicas próprias do arquipélago dos Açores e os riscos naturais que delas decorrem.
Este exercício visa, numa primeira fase, testar planos e métodos de movimentação de operacionais, civis e militares, para uma localidade fortemente afetada, tendo como obstáculo a descontinuidade territorial do arquipélago, desenvolvendo-se depois ações de socorro, para culminar com testes aos procedimentos de evacuação da população.
No dia 7 de junho, o Secretário Regional da Saúde e o Comandante do Comando Operacional dos Açores fazem um balanço do exercício.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário