sexta-feira, 2 de julho de 2010

Acção do Governo assegura mobilidade marítima entre as ilhas do Grupo Central



O Secretário Regional da Economia acusou hoje o PSD/Açores de “estar do lado dos problemas” enquanto que “o Governo dos Açores continua a estar do lado das soluções”.

Vasco Cordeiro, num encontro com jornalistas, repudiava assim as declarações feitas nos últimos dias por diversos responsáveis daquele partido a propósito do transporte marítimo de passageiros no Grupo Central e da situação de incumprimento, da responsabilidade da empresa Transmaçor, nas ligações entre as ilhas do Triângulo com as ilhas Graciosa e Terceira. “É apenas nessa rota que se regista o incumprimento por parte da empresa responsável por estas ligações, e não, como alguns erradamente tentam fazer crer, em todas as rotas relativas ao Grupo Central”.

Neste caso, o Secretário Regional da Economia reforçou que o papel do Governo “é fazer parte da solução, o que foi garantido através das orientações transmitidas à Atlânticoline para que procedesse a um reforço das ligações nesta rota, assegurando assim que em momento algum a mobilidade de todos os açorianos que pretendam deslocar-se para estas ilhas fosse prejudicada”.

Vasco Cordeiro desmentiu ainda as afirmações feitas por responsáveis daquele partido, num gesto que apelidou de “irresponsabilidade grosseira” alegando que os navios Cruzeiro do Canal e Expresso das Ilhas se encontrassem a navegar sem certificado de navegabilidade. “Em momento algum estes navios operaram sem o certificado de navegabilidade, nem tal era possível”, garantiu o Secretário Regional da Economia.
O governante açoriano garantiu ainda que “não ter ocorrido qualquer atitude menos responsável da parte do Governo, uma vez que as intervenções realizadas nos Cruzeiros das Ilhas e do Canal foram programadas de forma a garantir que estas embarcações não eram retiradas da operação de forma simultânea”.

“Sendo os Cruzeiros o tipo de navios mais indicados para a realização das ligações marítimas no Grupo Central durante o Inverno, não faria sentido que essas intervenções ocorressem nessa altura”, acrescentou.

Vasco Cordeiro assegurou, ainda, que “para o Governo este serviço vai continuar, com um trabalho de melhoria permanente, de responsabilização de todos os intervenientes e para benefício dos Açorianos”.



GaCS/NM

Sem comentários: