quarta-feira, 14 de julho de 2010

Igreja do Carmo vai estar aberta ao público na próxima sexta-feira




A Igreja do Carmo, anexa ao Palácio da Conceição, em Ponta Delgada, vai estar aberta ao público, na próxima sexta-feira, dia 16 de Julho, num horário entre as 11 e as 19 horas.

Trata-se de uma iniciativa da Coordenação dos Palácios da Presidência do Governo Regional, associada à celebração do dia de Nossa Senhora do Carmo.

Esta Igreja pertenceu ao antigo convento de Nossa Senhora da Conceição, fundado na segunda metade século XVII, pela família Andrade de Albuquerque. Foi este o quarto e último convento de freiras instituído em Ponta Delgada. Chaves e Melo refere que o Convento da Conceição, no ano de 1723, tinha 44 freiras e 15 servas, pupilas e noviças e dispunha de considerável riqueza. Chamavam às freiras deste convento Comendadeiras de Nossa Senhora da Conceição.

A partir da extinção das ordens religiosas, e ao longo do tempo, o convento sofreu muitas obras de remodelação com o objectivo de ali instalar diversos serviços públicos - Quartel-general da 10.ª Divisão Militar, Polícia, Governo Civil, Junta Geral do Distrito de Ponta Delgada e Junta Regional dos Açores. Nos lugares onde existiam os coros alto e baixo, estiveram instalados os antigos Tribunal da Relação dos Açores e o Tribunal Judicial da Comarca. Presentemente, naquele edifício, funcionam diversos departamentos e serviços da Presidência do Governo, acolhendo, numa das suas salas nobres, as reuniões do Conselho do Governo Regional.

O templo possui uma admirável fachada em estilo barroco, com três portais do século XVIII, e o seu interior é constituído por uma só nave com tecto de abóbada pintado e retábulo do altar-mor e laterais de talha policroma. Na capela-mor está ainda representado o brasão de armas dos Albuquerques.

No seu coro alto existe um órgão de armário, datado de 1794, construído por Joaquim António Peres Fontanes e restaurado, em 1989, pelo organeiro açoriano Dinarte Machado.

Foi classificado como imóvel de interesse público a 28 de Julho de 1981.



GaCS/LVC

Sem comentários: