quarta-feira, 14 de julho de 2010

Lista de espera para cirurgias não urgentes diminuiu nos Açores



O número de doentes em lista de espera há mais de 18 meses para uma pequena ou média cirurgia decresceu nos Açores de 1.264 para 980 entre Março e Junho deste ano.

A revelação foi feita hoje, na Assembleia Legislativa, pelo Secretário Regional da Saúde durante uma sessão de perguntas ao Governo sobre o sector da saúde no arquipélago.

Segundo explicou Miguel Correia, esta lista de espera diz respeito a cirurgias consideradas não urgentes, já que as urgentes são feitas em tempo “clinicamente adequado”.

O Secretário Regional da Saúde revelou também que já foram dadas instruções para que todas essas cirurgias em lista de espera há mais de 18 meses “sejam resolvidas até final do ano”.

Para tanto, acrescentou o governante, já canalizamos recursos, em sede de plano de investimentos, para que essas cirurgias sejam pagas aos hospitais açorianos ou, então, para que as mesmas possam ser realizadas por médicos deslocados do continente, a exemplo do que sucede no Hospital de Angra do Heroísmo na especialidade de neurocirurgia.

De acordo com Miguel Correia, só em 2009 foram feitas nos Açores 237 cirurgias por médicos deslocados do continente, sendo que ospital de Angra do Heroísmo na especialidade de neurocirHods
e esta é uma medidesta opção, pelos bons resultados que tem proporcionado, “é uma medida para continuar”.

Para o segundo semestre deste ano o Secretário da Saúde prometeu a publicação do diploma que fixará os tempos máximos de resposta para os diferentes actos médicos, bem como a efectiva entrada em vigor do chamado Vale Saúde.



GaCS/FG

Sem comentários: