A Secretária Regional da Educação e Formação refuta as críticas do Bloco de Esquerda acerca do encerramento das escolas da Conceição, em Angra e do Salão, na Horta.
Cláudia Cardoso lembra que a integração dos alunos da Escola da Conceição na EB/JI da Carreirinha leva a que estes tenham acesso a melhores condições que ajudarão na prática à promoção do sucesso educativo.
Salienta ainda a governante que esta decisão tem na sua génese critérios pedagógicos e atende à colocação dos alunos num espaço de qualidade e preparado para os receber, visitado pelos pais dos alunos da EB/JI da Conceição a convite da secretária.
Ao contrário do que afirma o Bloco de Esquerda, torna-se fundamental prosseguir a estratégia de agrupamento de alunos, quando esta se revele mais adequada precisamente à promoção do sucesso educativo.
No caso da Escola da Conceição e ao contrário do que é afirmado pelo Bloco, a Secretária Regional da Educação lembra que os pais foram ouvidos pela tutela, apesar de não ter sido possível chegar a um entendimento.
Acresce o facto da Escola da Carreirinha, que fica a menos de um quilómetro de distância da Escola da Conceição, disponibilizar infra-estruturas e equipamentos de maior qualidade.
É também falso que a secretaria regional tenha a intenção de se instalar no espaço da escola.
Já no caso da Escola do Salão, a Secretária Regional recorda que esta teve no último ano lectivo, apenas uma sala do Pré-Escolar com 11 alunos e uma sala do 1º ciclo com 16 alunos, sendo 6 do 1º ano, 6 do 2º ano, 2 do 3º ano e 2 do 4º ano (prevendo-se apenas 12 alunos em 2011/12)
Cláudia Cardoso reafirma a necessidade de evitar que escolas com um reduzido número de alunos se mantenham em funcionamento, devido às dificuldades inerentes ao funcionamento destas escolas do 1.º ciclo, onde um único professor é obrigado a ministrar, em simultâneo, quatro anos de escolaridade com grave prejuízo para a sua prática lectiva e para a consequente aprendizagem dos alunos.
A Secretária relembra ainda que o objectivo principal da reestruturação da rede escolar é a criação das melhores condições para assegurar um ensino de qualidade, sobretudo ao nível do Ensino Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, como alicerces fundamentais do Sistema Educativo.
Para Cláudia Cardoso, a reestruturação da rede escolar da Região foi feita tendo em conta o superior interesse dos alunos, perseguindo o objectivo da melhoria do sucesso educativo na região.
GaCS/HB







Sem comentários:
Enviar um comentário