segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Assembleia do Conselho Mundial das Casas dos Açores reúne no próximo ano na Região





A XV Assembleia do Conselho Mundial das Casas dos Açores, agendada para o próximo ano, será organizada pela Direcção Regional das Comunidades (DRC) e decorrerá no arquipélago.

A informação foi avançada este domingo, no Rio de Janeiro, no encerramento da XIV Assembleia do Conselho Mundial das Casas dos Açores, no qual participou a Directora Regional das Comunidades, Graça Castanho.

Em 2012, a reunião do Conselho Mundial das Casas dos Açores decorrerá sob a égide da inclusão e participação dos jovens das comunidades, como forma de aproximar as gerações mais novas dos Açores e incentivá-las a uma participação pró-activa nas Casas dos Açores.

Com organização da DRC, o encontro do próximo ano será presidido pela Casa dos Açores de Santa Catarina, na pessoa da sua Presidente, Carin Machado.

Este ano, o encerramento do Conselho Mundial decorreu na sede da Casa dos Açores do Rio de Janeiro, na presença de algumas centenas de pessoas, com destaque para os representantes das 13 Casas dos Açores (incluindo a recentemente integrada Casa dos Açores do Uruguai – Los Azorenos), políticos locais, homenageados e membros da actual e antigas Direcções da Casa dos Açores anfitriã.

Antes do jantar, os presentes puderam assistir a dois momentos de grande relevância: uma apresentação da Aassociação de Turismo dos Açores (ATA) e a divulgação do Carnaval de Santa Catarina, feita pela escola de samba “O Consulado”, que escolheu os Açores como base para o enredo do desfile do próximo ano em Florianópolis.

Estas suas acções marcaram o arranque do programa “Açores no Brasil e Brasil nos Açores”, organizado pela Direcção Regional das Comunidades, em parceria com outros departamentos do Governo Regional e as Casas dos Açores do Brasil.

Na ocasião, foram homenageadas várias personalidades da comunidade açoriana no Rio de Janeiro e distinguida, com a Medalha de Mérito do Conselho Mundial da Casa dos Açores, a Criaçores – Associação de Artesãos da Ilha de S. Miguel pelo Bordado de S. Miguel a matiz em dois tons de azul.

Para gáudio dos presentes, depois do jantar, foram apresentadas duas exibições, uma do Grupo de Folclore Padre Tomaz Borba, da Casa dos Açores anfitriã, e outra da Bateria e Passistas da Escola de Samba do Rio de Janeiro.

O encerramento desta XIV Assembleia Geral coube à Directora Regional das Comunidades, que aproveitou a oportunidade para fazer um balanço muito positivo dos trabalhos e agradecer à Casa dos Açores do Rio de Janeiro o empenho e profissionalismo com que organizaram o encontro.

Na ocasião, Graça Castanho lembrou também que “o programa em curso intitulado ‘Açores no Brasil e Brasil nos Açores’ visa valorizar o trabalho que está a ser desenvolvido em torno dos Açores nos quatro Estados brasileiros de maior concentração de açorianos, ao mesmo tempo que tem como objectivo aproximar as comunidades ao arquipélago, promovendo nos dois sentidos não só a cultura como também o potencial económico dos dois destinos”.


GaCS/DRC/FG

Sem comentários: