Desde ontem até ao dia 30 deste mês, está disponível, no endereço electrónico http://portaldoemprego.azores.gov.pt, o novo sistema de candidaturas on-line ao Programa Social de Ocupação de Adultos (PROSA), substituindo, desta forma, integralmente o anterior formato de candidaturas em suporte papel.
O PROSA, enquanto actividade ocupacional, tem assumido um papel importante na minimização dos efeitos negativos decorrentes da frágil empregabilidade dos recursos humanos menos qualificados.
Neste sentido as actuais exigências ao nível das respostas de promoção da empregabilidade exigem processos tendencialmente mais eficazes, e simultaneamente simples e abrangentes que permitam agilizar todos os actos conducentes à aplicação das diversas medidas, como é o caso do programa PROSA.
É com este propósito que o Governo dos Açores, através da Direcção Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor, dando seguimento a um esforço com bons resultados em domínios paralelos que se tem revelado útil a todos os intervenientes, vem desta feita disponibilizar este sistema de candidaturas on-line.
Podem candidatar-se ao PROSA as Instituições Particulares de Solidariedade Social e as santas casas de Misericórdia, bem como os serviços públicos dependentes da Administração Pública central, regional e local, em projectos de actividade que satisfaçam necessidades colectivas, cuja duração inicial pode durar até 12 meses, passíveis de prorrogação por mais seis meses, desde que fundamentada.
Os desempregados ocupados beneficiam de um subsídio mensal de valor igual ao salário mínimo regional, que é mais elevado na Região.
Para mais esclarecimentos deverão ser utilizados os meios de contacto indicados no referido endereço electrónico.
O PROSA é co-financiado pelo Fundo Social Europeu – PROEMPREGO.
GaCS/SM







Sem comentários:
Enviar um comentário