quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Especialistas americanos em inserção social de crianças autistas nos Açores


Três especialistas na área da inserção social de autismo do Bradley Hospital, de Providence, Rhode Island, dos Estados Unidos da América, vão estar presentes, este domingo (dia 18), no seminário sobre Autismo: diagnóstico, tratamento e intervenções, que decorrerá na Universidade dos Açores, numa iniciativa da Associação Regional Parlamento Europeu dos Jovens – Núcleo Açores e que conta com o apoio da Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social, através da Direcção Regional da Solidariedade Social.


No âmbito deste evento será visualizado um vídeo desenvolvido por um dos especialistas americanos durante uma sessão com crianças autistas, através deste vídeo poderão ser constatadas algumas das práticas utilizadas e estudadas pelo Bradley Hospital, especialista em questões relacionadas com o autismo, o qual se disponibilizou a prestar consultadoria gratuita, via internet, às Instituições Particulares de Solidariedade Social e às associações que lidam com crianças e jovens autistas, permitindo, assim, uma troca de experiências e de métodos de trabalho.

Falando durante a conferência de imprensa para a apresentação do seminário, a Directora Regional da Solidariedade e Segurança Social, Natércia Gaspar, considerou que “há que trabalhar fortemente a aceitação dos pais e dar, desde cedo, competências aos pais, no contexto familiar, para potenciarem as crianças autistas”.

Para Natércia Gaspar, esta iniciativa dá, assim, continuidade às políticas preconizadas pelo Governo na área da deficiência, nomeadamente à promoção de igualdade de oportunidades para todos.

Segundo a Directora Regional, este evento visa ser “um espaço de partilha e de aprendizagem”.

“Foi criada uma rede alargada de colaboração quase a nível internacional, o que é muito bom, tendo em conta a altura em que vivemos. Temos todos que dar as mãos e partilhar este tipo de preocupações, pondo em prática esta questão de promovermos e preocuparmos com o outro que é diferente”, realçou.

A Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo – São Miguel e Santa Maria, especialistas do Hospital divino Espírito Santo e de Educação Especial são outros dos convidados deste seminário que engloba uma vertente teórica e outra prática.

Na ocasião, Natércia Gaspar enalteceu, também, o dinamismo da Associação Regional Parlamento Europeu dos Jovens – Núcleo Açores e o apoio dos órgãos de comunicação social na divulgação do evento que visa a promoção da integração da criança e jovem autistas.



GaCS

Sem comentários: