sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Exposição mostra riqueza e biodiversidade das Florestas do mundo


A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos irá promover, no Expolab – Centro de Ciência da Lagoa, uma exposição temática alusiva ao mundo das florestas e à importância dos ecossistemas florestais na vida humana.


A exposição “Florestas – Paraísos de Biodiversidade” incluirá os conteúdos programados para uma leitura simples e acessível a um público generalista, mas rigorosa e muito clara do ponto de vista científico, e aposta em formatos de imagem com forte carácter educacional, como infografias, esquemas funcionais e composições de espécies e paisagens panorâmicas de grande formato, para fácil interpretação.


Serão ainda concebidos um conjunto de painéis específicos para os mais novos, num segundo nível de leitura ainda mais sucinto e especialmente adaptado, do ponto de vista gráfico, para as audiências mais juvenis, ao estilo “Sabias Que...”.


Esta exposição surge para assinalar o Ano Internacional das Florestas, proclamado pela ONU. Recorde-se que as florestas do mundo cobrem hoje cerca de 31 por cento da área terrestre total do planeta, os principais refúgios de biodiversidade do planeta. Estima-se que estes diversos e complexos ecossistemas abriguem mais de 80 por cento de todas as espécies terrestres, hoje cada vez mais ameaçadas pela rapidez dos processos de desflorestação e alterações ambientais.


Para o homem os ecossitemas florestais são igualmente vitais, não só pelas fundamentais funções de regulação do ciclo da água, de gases - como o oxigénio e o dióxido de carbono -, mas porque mais de 300 milhões de pessoas fazem ainda a sua casa na floresta, e sobretudo porque mais de 1,6 mil milhões de seres humanos (quase 1/4 da população total) dependem directamente da floresta e dos seus produtos para a sua sobrevivência.


Esta exposição centrar-se-á por isso na biodiversidade ecológica (habitats e ecossitemas) e biológica (botânica e zoológica) nas florestas, através de dois grandes módulos dedicados às Florestas do Mundo e Florestas de Portugal (o Presente das Florestas), mas terá também uma importante contribuição na compreensão da dimensão histórica associada às florestas - com o módulo Florestas do Passado (pré-históricas), assim como uma janela aberta sobre as temáticas das Alterações Climáticas e Conservação


A exposição será inaugurada em Novembro, na Semana da Cultura Científica.



GaCS

Sem comentários: