terça-feira, 27 de março de 2012

Açores com saldo orçamental positivo nos primeiros dois meses do ano

Os Açores registaram nos dois primeiros meses deste ano, uma receita superior em 20,2 milhões de euros em relação à despesa pública efetuada no mesmo período, sendo a única parte do território nacional a assegurar um saldo orçamental positivo em 2012.



Esta realidade permite que, em termos de execução orçamental, nos dois primeiros meses do ano, os Açores não contribuíram para o deficit do Estado, tendo até, através do saldo orçamental positivo possibilitado a redução do deficit orçamental do país.

De acordo com os dados divulgados pela Direção Geral do Orçamento, os Açores obtiveram, até ao final de Fevereiro, uma receita de 165,4 milhões de euros e executaram uma despesa pública de 145,2 milhões de euros.

No âmbito da execução da despesa pública, realça-se o reforço significativo das transferências para o Serviço Regional de Saúde, de acordo com o previsto no Orçamento para 2012 e nos termos anunciados, que permitiram melhorar a situação financeira das unidades de saúde da Região.

Este esforço financeiro foi realizado sem por em causa o equilíbrio orçamental regional, tendo em conta que de acordo com o planeamento financeiro efetuado foi possível reforçar as transferências para o Serviço Regional de Saúde tendo por base as receitas efetivas do mesmo período.

Conforme demonstra o relatório de execução orçamental da DGO, os Açores mais uma vez, cumpriram integralmente as metas de execução orçamental definidas e não contribuíram para o deficit orçamental do país.



GaCS

Sem comentários: