sexta-feira, 23 de março de 2012

ERSARA apresenta perímetros de proteção às captações de água na ilha do Pico


A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores, irá promover no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, uma sessão de apresentação dos Perímetros de proteção às captações de água, na ilha do Pico. Esta apresentação decorrerá hoje, pelas 21h00, no Auditório Municipal das Lajes do Pico.



A água subterrânea é um recurso natural vital para o abastecimento econômico e seguro de água potável nos meios urbanos e rurais, e desempenha papel fundamental (embora frequentemente pouco valorizado) para o bem-estar tanto dos seres humanos como de muitos ecossistemas aquáticos.


No mundo inteiro, os aquíferos (formações geológicas contendo água subterrânea adequada para consumo) estão sob perigo cada vez maior de contaminação em resultado da urbanização, do desenvolvimento industrial e das atividades agrícolas.


O trabalho que será apresentado, foi elaborado pelo Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores, sendo uma importante ferramenta de prevenção e de ordenamento territorial no que diz respeito aos usos e transformações do solo.


Numa sociedade em que as pressões sobre o ambiente e, por consequência, sobre os recursos hídricos é crescente, importa criar ferramentas que permitam salvaguardar a proteção da qualidade das águas subterrâneas, sendo que os perímetros de proteção vem dar resposta a esta necessidade.



GaCS

Sem comentários: