terça-feira, 27 de março de 2012

Escola assume papel importante na promoção da saúde


A Diretora Regional da Saúde reafirmou, hoje, na Praia da Vitoria, a importância da escola na promoção da saúde e de estilos de vida saudáveis.



Na intervenção feita na abertura das “II Jornadas de Saúde Escolar”, promovidas pela Escola Básica Integrada da Praia da Vitória e pelo Centro de Saúde da Praia, Sofia Duarte disse que há cada vez maior consciência de que “o estado de saúde está diretamente relacionado com os comportamentos que se adotam, pelo que há que procurar as vias adequadas para incentivar alterações desses comportamentos”.


“Considerando que o tempo de escola constitui o início da construção da identidade é, então, o momento fulcral para a promoção da sua saúde”, frisou a Diretora da Saúde.


A cerimónia contou também com a presença da Diretora Regional da Educação, Graça Teixeira, em representação da Secretaria Regional da Educação e Formação, que sublinhou, de igual modo, a importância da escola na promoção da saúde.


A cooperação da entre as Secretarias da Educação e da Saúde na implementação do Programa Regional de Saúde Escolar e Infanto Juvenil tem tido bons resultados. No ano letivo 2010/2011 as escolas e centros de saúde da Região realizaram 1722 ações de sensibilização de estilos de vida saudável.


As atividades em causa envolveram temas relacionadas com alimentação saudável, saúde oral, saúde mental, atividade física, educação para o consumo de substâncias lícitas e ilícitas, saúde sexual e reprodutiva, ambiente e escola, prevenção da violência e bullying.


No âmbito do mesmo programa realizaram-se, no período em referência, exames globais de saúde às crianças dos grupos etários 5-6 anos e 11-13 anos.


As II Jornadas de Saúde Escolar “Estilos de Vida Saudáveis”, promovidas pelo Centro de Saúde da Praia da Vitória e pela Escola Básica Integrada da Praia da Vitória, que decorrem ao longo do dia de hoje, são mais um exemplo dessa cooperação.


O encontro aborda temas relacionados com a alimentação saudável, dependências e impacto da diabetes e incluiu um concurso de sopas.



GaCS

Sem comentários: