quinta-feira, 29 de março de 2012

Governo cria ligação direta de autocarro entre Vila Franca do Campo e Ponta Delgada


No âmbito da reforma dos transportes coletivos definida pelo Governo dos Açores, a Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos arrancou este mês com uma experiência piloto, um autocarro que faz uma ligação direta entre Vila Franca do Campo e Ponta Delgada, de manhã e à tarde, no regresso a casa. Uma experiência que pretende ir ao encontro das necessidades dos cidadãos e que pode vir a ser extensível a outras sedes de concelho de S. Miguel.



O aumento do número de passageiros nos transportes públicos foi alcançado, segundo o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, pela “revolução operada no setor”, que culminou com a renovação da frota, alteração dos tarifários, itinerários e horários, e a implementação do passe social. Em 2011 foram transportados 8 milhões de passageiros nos Açores.


“Todos os dias temos que fazer mais alguma coisa, inovar, para que este sistema de transportes públicos seja mais útil, agradável, seguro e moderno, com preços vantajosos, logo mais atrativo”, sublinhou José Contente.


Desde 2001, foram adquiridos 208 novos autocarros nos Açores, ao abrigo do programa SIRIART – Sistema de Incentivos à Redução do Impacto Ambiental e Renovação das Frotas no Transporte Coletivo Regular de Passageiros, um investimento global de 32,2 milhões de euros, comparticipado pela tutela em 19,2 milhões de euros. A renovação da frota atinge atualmente os noventa por cento no arquipélago.


José Contente, que presidiu à cerimónia de assinatura dos contratos de concessão de incentivos, realçou o grande esforço de investimento que está a ser feito em prol da qualidade, modernidade, segurança e rentabilidade dos transportes coletivos de passageiros.


Este ano, ao abrigo do SIRIART, vão ser adquiridos sete novos autocarros, três para a Varela e C.ª e quatro para a Auto Viação Micaelense, e ainda paragens com painéis eletrónicos de informação, postes informativos, sistema de videovigilância para viaturas e quiosque multimédia, para a Empresa de Viação Terceirense, um investimento global de 1,6 milhões de euros, financiado em cerca de 700 mil euros pela tutela.


O governante relembrou que a renovação da frota garante múltiplas vantagens, desde logo a redução da emissão de gases poluentes para a atmosfera e o menor consumo de combustível, o que associado às questões ambientais rentabiliza o setor, além de garantirem mais conforto e segurança aos utentes.


“Com este investimento público e o esforço das concessionárias, conseguimos garantir mais qualidade aos transportes coletivos. Temos assistido a uma forte modernização, como é o caso da Terceira, através da Empresa de Viação Terceirense, que tem apostado na aquisição de equipamentos modernos, como painéis interativos, e de segurança, como os sistemas de videovigilância”, acrescentou José Contente.



Anexos:


GaCS

Sem comentários: