sábado, 31 de março de 2012

Governo inicia segunda-feira visita estatutária ao Pico


A apresentação dos projetos da escola Básica e Secundária das Lajes e do reordenamento do porto de São Roque, o lançamento da primeira pedra da empreitada de construção de uma Creche e ATL em São Roque e a visita aos trabalhos da empreitada de construção do novo Terminal de Passageiros e ao Núcleo de Pescas do porto da Madalena marcam a visita estatutária do Governo à ilha do Pico que decorre de 2 a 4 de Abril.



No primeiro da visita, o Presidente do Governo, Carlos César, acompanhado pelo Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro, visita os trabalhos da empreitada de construção do novo Terminal de Passageiros do Porto da Madalena e às obras que se desenvolvem na baía situada a norte da Gare Marítima da Madalena, junto ao denominado “Porto Velho”. A comitiva desloca-se ainda à zona do núcleo de pescas do porto da Madalena.

Na terça-feira, Carlos César preside à apresentação do projeto do novo edifício da Escola Básica e Secundária das Lajes. O novo edifício corresponde a um tipo de escola que pretende responder às características, necessidades, objetivos, expetativas e conforto da comunidade escolar, tendo em consideração a adaptabilidade e reestruturação do espaço, e a durabilidade e sustentabilidade das instalações.

Na estrutura funcional do edifício destacam-se: os espaços destinada às aulas; a zona destinada a Laboratórios; espaços destinados às Tecnologia e Artes/Expressões; Auditório, Centro de Recursos, espaços Sociais de Convívio e de Apoio Sócio Educativo, espaços Administrativos, de Gestão e de Apoio Geral; e espaços de Educação Física e Desporto. A escola será equipada com um pavilhão gimnodesportivo coberto de tipologia G1 e um Ginásio G4 para a prática da educação física. No exterior da escola prevê-se a implantação de um polidesportivo com pista de atletismo e caixa de areia. A reformulação do projeto resultou da redução do número de alunos de 1020 para 600.

Na quarta-feira, último dia da visita estatutária, Carlos César preside ao lançamento da primeira pedra da empreitada de construção de uma Creche e ATL, da Santa Casa da Misericórdia de São Roque do Pico. Este investimento está incluído no âmbito da política social do Governo Regional e consiste na construção de um novo equipamento social, destinado à instalação de uma creche e ATL, com capacidade para 41 e 60 crianças, respetivamente, de forma a prosseguir o apoio à criação de condições condignas e o desenvolvimento de atividades de apoio social através de equipamentos de apoio à infância.

Ainda antes do término da visita estatutária ao Pico, Carlos César preside à apresentação do projeto de reordenamento do porto de São Roque. Trata-se de uma obra estruturante para toda a ilha montanha e para os transportes marítimos nos Açores.


GaCS

Sem comentários: