quinta-feira, 29 de março de 2012

Flores de miosótis vão premiar “bons comportamentos ambientais” dos alojamentos turísticos açorianos


O Governo dos Açores anunciou hoje, na ilha do Pico, a criação do galardão Miosótis destinado a premiar os “bons comportamentos ambientais” em alojamentos turísticos regionais.



O Miosótis, nome de uma planta endémica açoriana vulgarmente conhecida por “Não-me-esqueças”, premiará desde um desempenho ambiental básico, com uma flor miosótis, à excelência, com cinco flores.


Poupança e preservação de recursos naturais, formação e informação comuns e divulgação são os três pilares principais deste galardão, cuja atribuição é precedida de inscrição pelos interessados e respetiva vistoria.


O processo tem início com a inscrição no web site do galardão, a qual permitirá à comissão de avaliação averiguar o nível de gestão e de boas práticas proposto, nomeadamente nas vertentes resíduos, água, energia, formação, informação e biodiversidade.


No corrente ano, o período de candidaturas decorre até 15 de Abril, a vistoria dos estabelecimentos entre 5 e 30 de Maio e a atribuição do galardão até 15 de Junho.


Com uma renovação bianual, o galardão Miosótis, à exceção de 2012, conhecerá as suas várias fases de Junho a Dezembro, possibilitando aos estabelecimentos exibirem no início de cada novo ano o reconhecimento pelo seu desempenho ambiental.


Poupança de recursos, utilização de materiais informativos comuns produzidos para o efeito, usufruto de formação interna nas vertentes ambientais em avaliação, divulgação abrangente e possibilidade de melhoria gradual de acordo com o interesse são algumas das vantagens para os empreendimentos galardoados.


Com esta iniciativa, o Governo dos Açores, através das secretarias regionais do Ambiente e do Mar e da Economia, pretende criar um galardão ambientalmente credível e rigoroso a atribuir aos alojamentos, bem como sensibilizar funcionários e clientes para as boas práticas ambientais.



GaCS

Sem comentários: