terça-feira, 27 de março de 2012

Carlos César considera associativismo agrícola importante para a autorregulação e qualidade do setor


O Presidente do Governo dos Açores considera que a existência de associações no setor agrícola, como nos demais setores da atividade económica, “é muito importante porque é uma forma de autorregulação dos setores produtivos”.



No caso da agricultura, e em particular nas áreas de maior conteúdo diversificador, na frutícola e hortícola, “é essencial que também assim se processe porque nós temos um trabalho nesta fase que é emergente desses setores, um trabalho que deve ser feito de informação técnica, de melhoria da qualidade, de regulação da atividade produtiva porque as pessoas não podem todas produzir a mesma coisa, porque o mercado não tem procura suficiente para isso, e de atuação no domínio da comercialização em geral”.


Carlos César falava hoje após ter recebido em audiência no Palácio de Sant´Ana a Direção da Terra Verde-Associação de Produtores Agrícolas dos Açores.


Para o Presidente do Governo, “a existência destas associações e em particular da Associação Terra Verde, é importante para que toda esta fileira tenha sucesso. E estas atividades, que são muito importantes nestas áreas que agora são tão privilegiadas do aumento das exportações e da substituição das importações, e que importam muito à nossa economia, também tenham sucesso”.


Carlos César salienta que “o nosso ativo humano no setor agrícola representa também para nós um grande motivo de esperança e um grande potencial. Os agricultores micaelenses hoje, em geral, são empresários e trabalhadores qualificados. Exercer a atividade agrícola hoje, seja qual for o domínio específico dentro dessa fileira, é uma atividade muito exigente porque corresponde a uma produção que é determinada e que tem sucesso só com a garantia de determinados níveis de qualidade e de boa gestão empresarial.


O Presidente do Governo concluiu que “a existência de um grande número de jovens nas atividades agrícolas em geral é, para os Açores também, um motivo de esperança na consolidação desse setor no âmbito da atividade económica regional”.



Anexos:


GaCS

Sem comentários: