quinta-feira, 29 de março de 2012

Ana Paula Marques desafia Home Instead Senior Care Açores a estender serviços


A Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social desafiou hoje a empresa Home Instead Senior Care Açores, sediada em Ponta Delgada, a alargar a sua prestação de serviços de apoio domiciliário a idosos a todas as ilhas dos Açores.


Ana Paula Marques, que falava na inauguração do novo espaço de atendimento e de formação da Home Instead Senior Care Açores, onde esteve presente em representação do Presidente do Governo, considerou de “fundamental o trabalho desenvolvido por esta empresa e o seu contributo para a empregabilidade de públicos jovens”.


No âmbito de dois contratos de concessão de apoio, através do Programa de Apoio à Iniciativa Privada dos Açores, a Home Instead Senior Care, em São Miguel e na Terceira, tem capacidade para prestar apoio domiciliário a 150 idosos. Com a abertura do novo espaço a empresa passa a ter 37 colaboradores.


“Estamos perante uma empresa que, num curto espaço de tempo, teve um progresso extraordinário, graças à capacidade empreendedora dos seus responsáveis”, salientou a governante regional, acrescentando que “há espaço para todos e há muito espaço para o empreendedorismo e inovação”.


Segundo Ana Paula Marques, o Governo, através das instituições particulares de solidariedade social e misericórdias, apoia 40 acordos de cooperação de funcionamento para a valência de serviço de apoio domiciliário na Região, abrangendo 2 500 utentes.


Na área dos idosos, disse, o número de serviços e equipamentos passou de 105, em 1996, para 219, em 2011, um crescimento de mais 108%.


“Apesar das atuais restrições financeiras manteremos o nosso programa de intervenção neste sector, fruto da boa gestão que o Governo tem feito dos dinheiros públicos”, realçou a governante regional, adiantando que, até ao final da legislatura, o executivo açoriano prevê inaugurar ou lançar uma série de equipamentos sociais, entre os quais: os serviços de apoio ao lar de idosos e serviço de apoio ao domicílio da Santa Casa da Misericórdia da Povoação, em S. Miguel, o lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia da Calheta, em S. Jorge, e o lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa, na Graciosa.


Na ocasião, a governante regional destacou ainda a importância da abertura de uma sala de formação destinada aos colaboradores e às próprias famílias, que através daquela estrutura de atendimento e de formação poderão obter conhecimentos na área dos idosos.


Recorde-se que a Home Instead Senior Care Açores é líder mundial de serviços não-médicos de apoio domiciliário a pessoas idosas e dependentes.



GaCS

Sem comentários: