sábado, 24 de março de 2012

Dezenas de freguesias dos Açores foram hoje alvo de ações de limpeza voluntária



O Secretário Regional do Ambiente e do Mar participou hoje, na ilha Terceira, em duas das dezenas de ações de limpeza, por voluntários, realizadas, neste dia, em diversas ilhas.


Álamo Meneses, que colaborou nos trabalhos organizados pelos Escuteiros, no Porto Judeu, e pela Junta de Freguesia, no Porto Martins, sublinhou a importância, para o ambiente, destas iniciativas, que vêm sendo mais frequentes e participadas, nomeadamente no âmbito do projeto “Eco-Freguesias”.

“São largas centenas de pessoas” empenhadas hoje, “na maior parte, na limpeza de ribeiras e matas” mas também de outros locais, como são os casos em que participou, onde a limpeza incidiu sobre a orla marítima.

Esta participação espontânea das pessoas “tem uma grande importância porque estas limpezas são, simultaneamente, uma ação de melhoria direta da situação ambiental, mas também são momentos de educação, momentos de chamar a atenção de toda a comunidade”, sublinhou.

O governante garantiu, ainda, que se regista uma grande melhoria ambiental desde que se iniciou o “Eco-Freguesias”, “em particular na orla costeira” e que são cada vez mais os cidadãos voluntários que participam nas limpezas.

No caso da orla marítima do Porto Martins, Álamo Meneses manifestou satisfação pelos resultados já visíveis de uma ação, realizada há meses, de limpeza de vegetação invasora, sendo possível “encontrar já algumas espécies endémicas mais raras do nosso litoral, aqui a crescer em povoamentos saudáveis, o que quer dizer que o trabalho que a Junta de Freguesia aqui fez resultou”.


Anexos:

GaCS

Sem comentários: