quinta-feira, 29 de março de 2012

Museus e Bibliotecas dos Açores promovem iniciativas destinadas aos mais novos

A Direção Regional da Cultura, por intermédio dos seus Serviços Periféricos (Museus, Bibliotecas Públicas e Arquivos), promove, durante a primeira quinzena do mês de abril, a realização de diversas iniciativas, destinadas aos mais novos.


Assim sendo, nas Bibliotecas Públicas de Angra do Heroísmo e João José da Graça, na Horta, terá lugar a comemoração do Dia Internacional do Livro Infantil, que se celebra anualmente a 2 de abril, com leituras de textos, mostras bibliográficas e representações teatrais. Nomes de referência da literatura mundial dedicada às crianças terão especial destaque, como é o caso do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, cuja história “O soldadinho de chumbo” será teatralizada e apresentada na Secção Infantojuvenil da Biblioteca de Angra.

Durante as férias escolares da Páscoa, tanto esta, como a Biblioteca Pública de Ponta Delgada disponibilizam ainda diversas atividades de caráter lúdico-pedagógico, destinadas a incentivar e reforçar a prática da leitura junto do público mais jovem.

Outras instituições, como é o caso dos Museus de Angra e Carlos Machado, em Ponta Delgada, asseguram, igualmente, a realização de vários ateliês. Com efeito, em “Papos de anjo” e “Sovar a Massa”, a decorrer em Angra, os mais pequenos serão iniciados nos segredos da doçaria conventual e da massa sovada. De assinalar que a realização desta última oficina infantil decorre de uma parceria estabelecida entre o Museu e o Núcleo de Iniciativas de Prevenção e Combate à Violência Doméstica da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, no âmbito do Ano Europeu para o Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações.

Por sua vez, o Serviço Educativo do Museu Carlos Machado proporcionará aos mais novos uma oficina de criação de malas e sacolas, a partir da reciclagem de outdoorsimpressos em tela, utilizados pelo Museu para a divulgação das suas atividades.

Também no Museu Francisco de Lacerda, durante as férias da Páscoa, está aberta aos mais novos a participação em dois ateliês pedagógicos. Realizadas a partir dos livros A Arca dos Sonhos de Maria Teresa Meireles e Pê de Pai de Isabel Martins e Bernardo de Carvalho, as atividades programadas têm por objetivos fomentar o gosto pela leitura, exercitar a imaginação e a criatividade, bem como desenvolver os sentidos e a memória.

Informação mais pormenorizada sobre todas estas iniciativas poderá ser consultada na “Agenda Cultural” do portal “Cultura Açores” ( http://www.culturacores.azores.gov.pt).



GaCS

Sem comentários: