sexta-feira, 30 de março de 2012

Cláudia Cardoso afirma que o investimento significativo do Governo no desporto açoriano tem tido um “retorno assinalável”


No próximo dia 3 de abril, vai ter lugar, no Centro Social, Cultural e Recreativo da Silveira e Almagreira, no Pico, a XI Gala do Desporto Açoriano.




Nesta décima primeira edição vão ser atribuídos 113 troféus referentes a resultados obtidos por atletas e clubes açorianos no ano de 2011.


Na conferência de imprensa de apresentação desta Gala, a Secretária Regional da Educação e Formação recordou o investimento significativo que o Governo dos Açores tem feito no desenvolvimento desportivo dos Açores. Um investimento que “tem tido um retorno assinalável, pela evidência internacional dos nossos resultados e pela marca que a Região vem deixando nos mais elevados patamares”.


Para Cláudia Cardoso, “falar por isso hoje de desporto nos Açores não é falar apenas de clubes e associações, não é apenas falar de uma modalidade. Falar de desporto hoje nos Açores é ter o orgulho de termos indicadores de prática desportiva elevados, taxas absolutas de participação desportiva federada significativas, e é ter também alcançado resultados que elevam o nome da Região muito além fronteiras e fazem com que tenhamos orgulho de ter entre nós vários campeões nacionais”.


Recorde-se que neste momento, a oferta de prática de atividade física e desportiva na Região estende-se a cerca de 13 modalidades, desde a Vela até ao Futebol, passando pelas atividades de exploração da natureza.


Por outro lado, disse a Secretária Regional, tem sido também preocupação sempre presente do Governo dos Açores “desenvolver políticas na área desportiva que promovam o acesso de todos os cidadãos ao desporto” sendo disso exemplo máximo, o desporto adaptado, que tem tido um desenvolvimento notável que “culmina com a realização em maio na Terceira do 2.º Campeonato do Mundo de Atletismo para Atletas com Síndrome de Down”.


Cláudia Cardoso citou os mais recentes dados nacionais que dão conta que o desporto açoriano tem quase 22 mil atletas federados, o que corresponde à mais alta taxa absoluta de participação desportiva federada do país (9%).


Este nível de prática, disse a governante, “advém do trabalho afincado de mais de 250 clubes que por toda a Região diariamente dão o melhor do seu esforço à causa do desporto, sabendo que contam com o Governo dos Açores e com a sua política de desenvolvimento desportivo baseada em princípios e indicadores claros no apoio às suas atividades”.


Lembrando que 2011 foi um ano em que o desporto açoriano “superou largamente os patamares e expetativas habituais”, Cláudia Cardoso afirmou que “merecem um particular realce os variados títulos de campeão nacional, quer nos desportos individuais, quer nos coletivos, sendo que particularmente nestes últimos devemos salientar que pela primeira vez se alcançaram títulos de campeão nacional dos níveis competitivos mais elevados como foi o caso do voleibol masculino com a Associação de Jovens da Fonte do Bastardo em seniores masculinos ou o voleibol feminino com o titulo campeão nacional de seniores femininos e vencedor da taça de Portugal do Clube Desportivo Ribeirense, ou ainda o titulo de campeão Nacional de ténis de mesa masculino obtido pelo Grupo Desportivo do Salão Recreativo os Toledos ou ainda e a nível internacional o terceiro lugar do Candelária Sport Clube na Liga Europeia juntamente com o fato de ter sido finalista vencido da Taça de Portugal”.


Tudo isto, disse, “para além dos já habituais e variados títulos de campeão nacional de diversos desportos individuais destacando-se pelo seu ineditismo o título de campeão nacional de ralis”.


A governante destacou ainda o facto de que nesta Gala será atribuído o maior número de sempre de galardões na categoria de “personalidade”, o que “é bem representante da dedicação e perseverança que os nossos diversos agentes desportivos não praticantes, os dirigentes, os treinadores, os árbitros e outro pessoal de apoio, colocam na sua dedicação à causa do desporto”.


Por fim, Cláudia Cardoso lembrou que ao longo destas 11 edições da Gala do Desporto Açoriano foram atribuídos mais de novecentos os galardões, o que é elucidativo “da evolução que o desporto dos açores tem vindo a ter mas também do reconhecimento que o Governo dos Açores tem sabido colocar em prática para todos aqueles que diariamente dão o melhor do seu empenho esforço e dedicação em prol do nosso desenvolvimento desportivo”.


Nesta décima primeira edição da Gala do Desporto Açoriano serão entregues 19 troféus a personalidades, 3 troféus a entidades, 42 troféus a atletas e clubes, pelos resultados e classificações Nacionais e Participações Internacionais, 28 troféus de participação em competições nacionais e internacionais ao serviço das seleções de Portugal e 1 troféu do Desporto Adaptado.




Anexos:


GaCS

Sem comentários: