quarta-feira, 28 de março de 2012

Secretário acusa PSD de atacar a saúde sem fundamento


O Secretário Regional da Saúde estranhou hoje “a marcação cerrada que está feita à ser feita por parte do PSD-Açores à situação financeira da saúde, como se ela fosse diferente do que se passa no país”.



“Parece-nos que o PSD-Açores não sabe mais o que fazer para tentar desacreditar o que todos, incluindo os seus parceiros do governo da República elogiam, que é o bom desempenho das finanças públicas regionais ”, observou Miguel Correia, em resposta ao requerimento distribuído sobre esta matéria.


Relativamente às questões apontadas no documento, o secretário da Saúde diz que “é falso que o Serviço Regional de Saúde tenha dívidas superiores a seis meses a várias entidades” e garante que “o hospital de Angra já procedeu ao pagamento de faturas de Setembro à Casa de Saúde de S. Rafael”.


Miguel Correia assegura, de igual modo, que a dívida líquida no sector público administrativo registou um desempenho positivo. “Enquanto em Dezembro de 2010 as dívidas a fornecedores totalizavam 10 milhões de euros, em Dezembro de 2011 esse valor era só de 6 milhões de euros, o que representa uma melhoria de 41%.


Miguel Correia sublinha também que o plano de pagamentos está a ser cumprido e lamenta que o PSD-Açores não esteja informado dos valores pagos a todos os fornecedores.


Lembra que a Região disponibilizou, extraordinariamente, para os três hospitais da Região, mais de 16 milhões de euros, só nestes primeiros 3 meses do ano, sendo que 2 milhões foram destinados a pagamentos às casas de saúde.


“Nós estamos a realizar o plano de pagamentos que foi desenhado para o primeiro trimestre e vamos continuar a honrar os compromissos que as instituições do Serviço Regional de Saúde assumirem”, frisou Miguel Correia.


Anexos:


GaCS

Sem comentários: