sexta-feira, 23 de março de 2012

Governo dos Açores continua a privilegiar a atuação de proximidade com as associações de juventude - retificada


Foi inaugurada, ontem, a sede do Corpo Nacional de Escutas de Água D´Alto, num evento presidido pelo Diretor Regional da Juventude, Bruno Pacheco, pelo Bispo dos Açores, D. António Sousa Braga, e pelo presidente da Câmara de Vila Franca do Campo, António Cordeiro.



A conclusão da Sede do CNE de Água D’Alto representa mais um investimento do Governo dos Açores, que vai ao encontro da estratégia do Executivo de fomentar os projetos e atividades do associativismo juvenil na Região.


De acordo com o Diretor Regional da Juventude, Bruno Pacheco, “este é o tipo de investimento que deve servir de exemplo”, sendo o fruto da conjugação de esforços entre entidades públicas – Governo e Câmara Municipal -, bem como de entidades privadas.


O Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, investe, em média, 200 mil euros ano em sedes e equipamentos para as associações de juventude, incluindo escuteiros.


Bruno Pacheco assegurou que o Governo, ao abrigo da sua estratégia, tem privilegiado a atuação de proximidade com as associações de juventude, sendo este investimento mais um exemplo desta linha de atuação. “Não nos ficamos apenas pelas “grandes associações”, queremos estar junto dos agrupamentos de freguesia que trabalham com e para a juventude”, acrescentou o diretor.


No entanto, fez um alerta, referindo que os tempos que vivemos vão exigir de todos nós uma maior capacidade de intervenção, de renovação de estratégias e de criatividade. “Hoje teremos que fazer mais e melhor com menos recursos”, sublinhou.


Atualmente são mais de 10.500 os jovens que integram as 53 associações juvenis existentes em todas as ilhas do arquipélago, para uma abrangência de cerca de 20.000, enquanto que, há 15 anos, eram pouco mais de 4.000 os jovens que participavam nas 11 associações então existentes.


Ao nível das infraestruturas das várias associações, foram investidos, desde 2007, mais de 1,1 milhões de euros, em mais de quarenta projetos em construção e equipamentos, requalificação e melhoramento das infraestruturas. Já neste ano foi inaugurada a sede da AEP do Raminho, na ilha Terceira, e neste momento, decorrem as obras da Casa do Escuteiro (CNE), AEP Rabo de Peixe.



GaCS

Sem comentários: