sábado, 15 de setembro de 2012

Paulo Menezes defende promoção do conceito “especialização inteligente” para desenvolvimento regional integrado


O Diretor Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações sublinhou hoje que o conhecimento, a ciência e a tecnologia, a inovação e o empreendedorismo assumem um papel decisivo nas políticas públicas açorianas. Estes vetores, segundo Paulo Menezes, têm que estar sintonizadas com os macro cenários políticos e estratégicos e as tendências nacionais e internacionais de desenvolvimento.

Paulo Menezes, que falava na sessão de abertura do workshop “Estratégias inteligentes do presente para o futuro”, realçou que ao Governo Regional cumpre “a tarefa complexa, mas simultaneamente desafiadora, de idealizar o que queremos que seja a nossa nova realidade, e, neste sentido, consolidar o que se afigura ser o novo paradigma”, ciitando, a propósito, Leonardo da Vinci: “tudo o que está no plano da realidade já foi sonho um dia”.

O Diretor Regional defendeu a importância de se promover o conceito de “especialização inteligente”, lançado pela Comissão Europeia, e que está assente em estratégias de desenvolvimento regional integrado, baseadas nos recursos endógenos e nas vantagens competitivas de cada região, resultantes de ações participadas por todos os atores regionais.        

Estes desafios, considera, não sendo novos, assumem, atualmente, “contornos condicionadores da economia a nível global e local, e vêm exigir um novo posicionamento por parte dos países e das regiões”. O conhecimento, o papel da ciência e da tecnologia, e principalmente das pessoas – naquilo que se designa por capital humano –, constituem-se como os principais vetores de competitividade e de resposta, acrescentou Paulo Menezes.

Importa, afirma o Diretor Regional, continuar a aprofundar relações de parceria entre diversas instituições, públicas e privadas, e, de forma consistente, coerente e integrada, desenvolver políticas de educação, de juventude, de natureza económica, social e de ciência e tecnologia.



GaCS

Sem comentários: