quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Proposta do Governo dos Açores para as Obrigações de Serviço Público no transporte aéreo começam a ser discutidas no próximo dia 12


A Secretária Regional da Economia revelou esta manhã que finalmente existe uma data marcada para a primeira reunião entre o Governo dos Açores e o Governo da República, para discussão da proposta de alteração das Obrigações de Serviço Público do transporte aéreo para os Açores.

No debate do Projecto de Resolução do CDS-PP que recomenda ao Governo que dê instruções para aumentar a frequência de ligações aéreas e o número de tarifas promocionais nas rotas entre os Açores e o Continente, Luísa Schanderl revelou que “finalmente temos uma data marcada para uma reunião onde se iniciará, provavelmente, o debate, que será no dia 12 deste mês”.

A governante disse esperar agora que “haja abertura do senhor Secretário de Estado das Obras Públicas, para que o nosso modelo seja aprovado”.

Caso tal aconteça, disse Luísa Schanderl, “a proposta do CDS terá a sua plena aplicação, uma vez que os fatores que dependem das novas obrigações de serviço público ficarão contemplados”.

Isto porque as pretensões do CDS-PP, disse a governante, estão, em parte, contempladas na proposta de Obrigações de Serviço Público que foi entregue ao Governo da República há cerca de um ano.

Luísa Schanderl revelou ainda que na proposta do Governo dos Açores para as Obrigações de Serviço Público, é aumentada uma frequência Lisboa-Terceira semanal, passando para cinco frequências, na rota Lisboa-Ponta Delgada, é proposta mais uma frequência semanal durante todo o ano, na rota Porto-Terceira, é também acrescentada uma frequência semanal durante todo o ano.

Também nas rotas Lisboa-Pico e Lisboa-Santa Maria, são propostas mais duas frequências semanais, durante todo o ano.

Já em termos de tarifas, revelou a governante, a proposta de Obrigações de Serviço Público “introduz uma tarifa que vai permitir uma redução de cerca de 40% para as passagens dos residentes e estudantes mas, para além disso, em termos de tarifas promocionais e contrariamente ao que aqui é proposto, uma vez que nesta proposta diz “pelo menos 20% dos lugares em tarifas promocionais”, esses 20% asseguram quantidade, não asseguram valores”.

Assim sendo, concluiu Luísa Schanderl, “a nossa proposta, contrariamente, diz 10%, sendo que uma das tarifas tem que ter um desconto de 30% relativamente à tarifa de residente praticada”.


Anexos:
2012.09.05-SRE-ALRRA( 1).mp3 2012.09.05-SRE-ALRAA (2).mp3



GaCS

Sem comentários: