quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Sucesso escolar não depende da propriedade dos manuais, diz Cláudia Cardoso


A Secretária Regional da Educação e Formação reiterou hoje, na Assembleia Legislativa, que não é possível correlacionar o sucesso escolar dos alunos com a propriedade dos manuais escolares.

“O que é preciso é que os nossos alunos progressivamente tenham acesso – e têm tido – aos manuais escolares”, sublinhou Cláudia Cardoso ao participar na discussão de uma proposta de diploma, da iniciativa do PCP, que visava estabelecer a gratuitidade dos manuais escolares.

Sendo revelou a governante, neste momento o sistema de empréstimo de manuais escolares no arquipélago é uma “medida muito consolidada” no 1.º ciclo, sendo intenção do Governo estendê-la progressivamente aos outros ciclos de ensino.

Cláudia Cardoso referiu ainda que a maioria das unidades orgânicas do sistema educativo regional já procede ao empréstimo de manuais escolares, adiantando que este sistema de reutilização, com naturais vantagens também para o ambiente, tem contado com uma adesão “muito significativa” por parte dos pais e encarregados de educação.

Para a Secretária Regional, a proposta do PCP no sentido de ser cedida ao aluno a posse do manual escolar “não faz qualquer sentido”, para além de se traduzir num impacto orçamental e financeiro “muito significativo”.

O que estamos a fazer, explicou Cláudia Cardoso, é a disponibilizar gratuitamente o manual escolar, que é sempre propriedade da escola, e o aluno devolve-o no términus do ano letivo, com exceção daqueles que precisam do manual para realizar exame.



GaCS

Sem comentários: