quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Sociedade civil deve contribuir para a integração da pessoa com deficiência, defende Ana Paula Marques


A Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social defendeu hoje, na Assembleia Legislativa, ser fundamental que a sociedade civil “contribua cada vez mais” para a integração da pessoa com deficiência.

“Todos nós temos um papel importantíssimo na integração das pessoas com deficiência”, sublinhou Ana Paula Marques, razão pela qual deixo aqui um apelo à sociedade civil para que assuma nesta área um papel mais ativo".


O repto foi lançado pela Secretária Regional durante a discussão de um projeto de Resolução, da iniciativa do Bloco de Esquerda, sobre “medidas de incentivo às boas práticas de integração de açoriano(a)s em risco de exclusão e/ou excluídos socialmente”.

Esta é uma matéria de grande relevância social, admitiu Ana Paula Marques, que manifestou a concordância do Governo com esta “feliz iniciativa” e a sua satisfação pela forma como os trabalhos foram conduzidos na Comissão Permanente dos Assuntos Sociais.

De acordo com a governante, os Açores “cresceram imenso” nesta área ao longo dos últimos 16 anos, com destaque para a instalação de centros de atividade ocupacionais, onde se verificou um aumento de quase mil por cento, ou para a institucionalização de uma rede alargada de respostas sociais.

Mesmo assim, a Secretária Regional sublinhou ser necessário “fazer ainda mais”, já que há cidadãos que têm muitas dificuldades de integração, apesar do envolvimento das empresas de inserção e dos programas PROSA.

Por essa razão, argumentou Ana Paula Marques, é preciso criar os “mecanismos fundamenais para que essa integração seja possível e para que essas pessoas se sintam cidadãos de pleno direito e tenham uma vida mais feliz”.


Anexos:
2012.09.05-SRTSS-IntegraçãoPessoasEmRisco.mp3


GaCS

Sem comentários: