terça-feira, 11 de setembro de 2012

Vencedores do concurso “Açores: Passado e Presente” viajam para o Canadá


O Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, promoveu a segunda edição do concurso “Açores: Passado e Presente”, destinado aos alunos dos 10º e 11º anos, bem como os dois primeiros anos de cursos profissionais nível 3, inscritos em estabelecimentos de ensino nos Açores no ano letivo de 2011/2012, tem por objetivo incentivar os jovens açorianos para um conhecimento mais aprofundado da temática das migrações no contexto insular.

O desafio consistiu na apresentação de um trabalho em vídeo sobre a temática da emigração açoriana e/ou imigração nos Açores, optando por apresentá-lo em reportagem jornalística, histórica e /ou criativa, sendo os grupos constituídos por três alunos e um professor.

Dos trabalhos a concurso saiu vencedor o grupo composto pelos estudantes Júlia Buschenfeldt, Milton Pinheiro e Isidro Garcia da Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico, que contou com a coordenação da professora Flora Ribeiro.

O trabalho, apresentado em formato de documentário, explica todo o fenómeno migratório dos Açores, desde o século XVI até aos nossos tempos, culminando com entrevistas a emigrantes regressados e imigrantes residentes na Região, bem como abordagem de algumas questões relativas à integração destes migrantes.

O prémio consiste numa visita de estudo a uma das comunidades açorianas, com o intuito de conhecer in loco a sua dinâmica, bem como os diversos projetos que se realizam em prol dos Açores.

Do programa da viagem, que decorre de 12 a 18 de setembro na cidade de Toronto, Canadá, constam reuniões com representantes da comunidade, visitas a diversas instituições de âmbito educativo, cultural e social, etc., além de alguns dos locais turísticos mais emblemáticos da cidade de Toronto.

Assim sendo, o grupo de estudantes reunirá com o Cônsul Geral de Portugal em Toronto, com a vereadora luso descendente Ana Bailão da Câmara Municipal de Toronto, bem como visitará e manterá contatos com a Universidade de Toronto, Casa dos Açores do Ontário, Associação First Portuguese Canadian Cultural Centre e a sua Escola Portuguesa, bem como diversos órgãos de comunicação social, nomeadamente a estação de TV Omni Rogers e o jornal Nove Ilhas.

Concorreram a este concurso grupos de estudantes de escolas das ilhas de São Miguel, Terceira, Pico, Faial, São Jorge e Flores.



GaCS

Sem comentários: