O Vice-Presidente do Governo dos Açores anunciou o reforço de várias medidas da Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial, “atendendo à adesão que têm registado e à necessidade de as tornar extensivas a mais pessoas”.
Sérgio Ávila referia-se aos programas PIIE, RECUPERAR e ABC, que, no seu conjunto, têm contribuído de forma significativa para a requalificação de pessoas em situação de desemprego e para o acesso dos jovens ao mercado de trabalho.
O objetivo do Governo Regional, segundo o Vice-Presidente, é tornar possível a contratação de 500 jovens, até ao final do ano, no âmbito do Programa de Incentivo à Integração de Jovens Estagiários (PIIE), que conta atualmente com 179 contratações.
No âmbito do programa RECUPERAR, que já regista a colocação de 300 pessoas que se encontravam desempregadas, o Governo Regional aponta para uma meta de 700 colocações até ao final deste ano.
O executivo também pretende triplicar o número de pessoas que beneficiam do programa de Aquisição de Competências Básicas (ABC), passando das atuais 300 para cerca de 900.
Este programa tem sido uma aposta na qualificação de ativos que, além de se encontrarem numa situação de desemprego, apresentam um nível muito baixo de qualificações.
Para além do reforço destes programas, o Governo dos Açores está a ultimar a entrada em vigor do programa de estágios profissionais AGIR AGRICULTURA, tendo já encetado contactos com as entidades públicas e privadas representativas do setor, segundo revelou Sérgio Ávila.
Este programa, que irá abranger também os ativos desempregados, é constituído por uma componente de formação específica e por um estágio profissional em empresas agrícolas.
Numa primeira fase, será abrangida a área da bovinicultura, mas a horticultura, a floricultura e a fruticultura podem vir a ser alvo de estágios ao abrigo desta medida.
“O Governo dos Açores tem vindo a desenvolver um enorme esforço para minimizar na Região os efeitos da conjuntura adversa”, disse Sérgio Ávila, frisando que o desemprego no arquipélago é “relativamente mais baixo do que o que se verifica no país”.
O Vice-Presidente afirmou ainda que, com o conjunto de medidas que têm sido implementadas e estão a ser reforçadas, o Governo Regional pretende “inverter ao longo deste ano a tendência de crescimento do desemprego que ainda se sente na Região”.
GaCS








Sem comentários:
Enviar um comentário