quinta-feira, 2 de maio de 2013

Piedade Lalanda diz que é importante mostrar à comunidade as atividades desenvolvidas por pessoas com deficiência


A Secretária Regional da Solidariedade Social, que acompanhou hoje a visita do Presidente do Governo ao Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia da Madalena, afirmou que a ação desenvolvida por esta instituição “é uma forma de abrir a deficiência à comunidade”.

Durante a visita foram apresentadas diferentes atividades ali desenvolvidas, nomeadamente carpintaria, cabeleireiro e culinária, que, segundo Piedade Lalanda, “não só estimulam competências” como constituem também “uma vertente produtiva”, na medida em que muitos dos artigos produzidos são depois colocados à venda.

Deste modo, disse Piedade Lalanda, “ao mesmo tempo que se estimulam aprendizagens, dá-se visibilidade à ação do centro e dos utentes”.

Na ocasião foi também apresentado um filme mostrando outro tipo de atividades dos utentes em espaço comunitário, como participações em festivais de dança, passeios no interior da ilha em contato com a natureza ou em atividades ligadas ao mar como a observação de baleias.

O filme, segundo a Secretária Regional, também mostra que estas instituições “não são lugares para esconder a deficiência, mas para abrir a deficiência ao mundo”.



GaCS

Sem comentários: