O Secretário Regional da Saúde reafirmou a intenção do Governo dos Açores de manter a deslocação de especialistas às ilhas que não possuem hospital, estando já agendadas para este mês várias deslocações à ilha do Pico.
Luís Cabral, uma intervenção feita na reunião do executivo com o Conselho de Ilha, no âmbito da visita estatutária ao Pico, informou que estão marcadas deslocações de médicos a esta ilha nas especialidades de Cirurgia Vascular, de 21 a 23, de Gastroenterologia, de 27 a 29, de Fisiatria, de 8 a 10, de Psiquiatria, de 3 a 7, de 8 a 10 e de 14 a 21, de Otorrino, de 23 a 24, e de Cardiologia, no dia 7.
O Secretário Regional frisou que “nunca foram proibidas as deslocações de médicos especialistas às ilhas sem hospital”, considerando mesmo que seria uma medida que ”não teria sentido”.
A Secretaria Regional da Saúde tem vindo a realizar um levantamento das reais e efetivas necessidades de cada Unidade de Saúde de Ilha, em articulação com os hospitais da Região, com o objetivo de elaborar um cronograma de deslocações, de forma a garantir as consultas e exames de forma atempada e segura.
Luís Cabral afirmou ainda aos membros do Conselho de Ilha do Pico que, por razões de segurança, “determinados exames devem ser realizados em ambiente hospitalar”.
Oportunamente, serão divulgados os planos de deslocações às diferentes unidades de saúde.
“A cobertura assistencial aos utentes, não obstante o trabalho de restruturação sobre esta matéria, está assegurada”, frisou Luís Cabral.
GaCS







Sem comentários:
Enviar um comentário