quarta-feira, 5 de junho de 2013

Açores partilham experiência pioneira na publicação geográfica de resultados eleitorais

Os Açores participam hoje e quinta-feira, em Lisboa, no maior evento de sistemas de informação geográfica (SIG) que se realiza em Portugal, onde vão partilhar a sua experiência na publicação geográfica de resultados dos atos eleitorais realizados na Região.

Uma delegação da Direção Regional de Organização e Administração Pública (DROAP), organismo tutelado pela Vice-Presidência do Governo Regional, Emprego e Competitividade Empresarial, está presente no 11.º Encontro de Utilizadores ESRI Portugal, onde fará  uma apresentação das aplicações “mobile” e “web” de publicação geográfica dos resultados eleitorais nos Açores.

As aplicações “mobile”, desenvolvidas para as plataformas “android” e “iOS”, permitiram o acompanhamento, através de smartphones e tablets, do escrutínio provisório dos resultados das eleições legislativas de 2012, com recurso a mapas geográficos, gráficos, quadros de resultados, listas e currículos de eleitos, tendo os Açores sido pioneiros neste campo.

Antes da realização do ato eleitoral, foi possível ao eleitor pesquisar e localizar a sua mesa de voto, bem como as listas de candidatos por partido e círculo eleitoral.

Através destas aplicações é ainda possível a consulta a todo o histórico de resultados das eleições realizadas nos Açores desde 1976.

Neste encontro, subordinado ao tema “Os SIG e a afirmação da singularidade”, serão também transmitidas, através da exposição de um poster, as principais funcionalidades e conteúdos disponibilizados pelo POLAR - Portal de Localização da Administração Regional.

O POLAR tem por objetivo apresentar a informação geográfica dos organismos da Vice-Presidência do Governo Regional, Emprego e Competitividade Empresarial, facilitando tanto o seu uso interno quanto pelo cidadão.

O Portal utiliza o LOCALIZADOR, uma ferramenta de pesquisa para aceder aos conteúdos publicados através de mapas “web”.

Na área designada por Geocidadão são disponibilizados os “mapservices”, permitindo aceder aos mapas através de aplicações “desktop” (ArcGIS e Google Earth) e do ArcGIS Online, possibilitando aos utilizadores outras formas de consulta e de análise da informação geográfica.



GaCS

Sem comentários: