quarta-feira, 5 de junho de 2013

Luís Cabral assegura melhores serviços no Centro de Saúde da Praia com a reestruturação que está em debate

O Secretário Regional da Saúde afirmou, na Praia da Vitória, que a proposta de reestruturação do setor que está em debate “vai permitir que o centro de saúde preste melhores serviços”, dando mais consultas e mantendo as deslocações aos postos de saúde, reafirmando que “não estão previstos despedimentos”.

Luís Cabral, que falava terça-feira à noite numa sessão de esclarecimento sobre a Proposta de Reestruturação do Serviço Regional de Saúde (SRS), disse que o encerramento do Centro de Saúde às 20h00, em vez de fechar às 24h00 como acontece presentemente, permitirá que os profissionais fiquem com mais tempo disponível para outras tarefas, podendo sempre os casos graves ser socorridos pela viatura SIV e pela Urgência do Hospital de Santo Espírito.

Para o Secretário Regional da Saúde, trata-se de “rentabilizar recursos e direcioná-los para as tarefas para que os centros de saúde estão hoje vocacionados, que é a Medicina Geral e Familiar e os serviços domiciliários”.

Luís Cabral assegurou ainda que ”nenhum posto de saúde será encerrado”.

Relativamente à alegada diminuição de valências no Hospital de Angra do Heroísmo, o Secretário Regional voltou a sublinhar que, tanto o hospital da Terceira com o da Horta, “mantêm a mesma relevância na estrutura hospitalar no Serviço Regional de Saúde”.

Luís Cabral frisou ainda que, em nenhuma parte, a Proposta de Reestruturação do SRS refere qualquer redução de profissionais, salientando que, pelo contrário, alguns serviços de proximidade poderão necessitar de mais profissionais.

Nos últimos tempos, apesar dos constrangimentos, o SRS tem dado emprego a muitos enfermeiros, quer para novas tarefas, quer para permitir a reorganização dos horários.

No que se refere aos médicos, Luís Cabral lembrou que nos próximos tempos vão sair das universidades licenciados em Medicina em maior número e que existem muitos médicos a fazer internato em várias especialidades apoiadas pela Região (no final de 2012 existiam 213 médicos a fazer internato nos hospitais e unidades de saúde dos Açores) que acabarão por integrar os quadros do Serviço Regional de Saúde, reforçando as especialidades que existem e as que vão ser criadas.

Nesta sessão de esclarecimento promovida pela Secretaria Regional da Saúde, Luís Cabral reforçou a sua disponibilidade para reunir com outras entidades ou organismos com o objetivo de esclarecer e registar opiniões sobre a proposta de Reestruturação do Serviço Regional de Saúde que está em debate público.


GaCS

Sem comentários: