sábado, 1 de junho de 2013

Açores vão ser integrados nos estudos sobre o fim das quotas leiteiras

O Comité das Regiões propõe ao Conselho e ao Parlamento Europeu que os Açores sejam contemplados nos estudos sobre os impactos do fim das quotas leiteiras, no âmbito de uma proposta apresentada pelo Presidente do Governo Regional na sessão plenária que decorreu em Bruxelas.

Esta foi uma das propostas de alteração apresentadas pelo Governo dos Açores ao parecer do Comité das Regiões sobre o relatório da Comissão Europeia relativo à abolição do regime de quotas de produção de leite, que será agora entregue ao Parlamento Europeu e ao Conselho Europeu.

Por iniciativa do Governo dos Açores, o parecer “solicita a realização urgente de estudos complementares para avaliar o impacto territorial da supressão de quotas” por grupos de países e regiões ultraperiféricas, como é o caso dos Açores, que produz cerca de 30 por cento do leite nacional.

Nas razões apresentadas, o Governo dos Açores alegou que as regiões ultraperiféricas, devido aos seus condicionalismos permanentes, como é o caso da insularidade, do grande afastamento e da pequena superfície, têm poucas alternativas às suas produções tradicionais.

O Executivo Regional argumentou ainda que o “caráter único da produção de leite nos Açores constitui um dos motores principais da economia, da estabilidade social, da qualidade do meio ambiente e da ocupação do território” no arquipélago.


GaCS

Sem comentários: