sexta-feira, 14 de junho de 2013

Carta Regional das Obras Públicas apresentada ao CROP a 28 de junho

O Secretário Regional do Turismo e Transportes revelou hoje que convocou uma reunião do Conselho Regional de Obras Públicas (CROP) para o dia 28 de junho, adiantando que o encontro servirá para apresentar aos elementos que compõem este órgão consultivo a Carta Regional das Obras Públicas.

“É um documento que se pretende seja estratégico para as empresas do setor, no sentido de se prepararem para o futuro e definirem inclusivamente a sua política de alianças para concorrerem às obras que o Governo dos Açores irá lançar durante esta legislatura”, afirmou Vítor Fraga.

Nesta reunião do CROP, um órgão consultivo da Secretaria Regional do Turismo e Transportes, será ainda apresentado o Catálogo de Materiais Endógenos e Transformados na Região, que se pretende que “contribua para a elaboração dos projetos com materiais provenientes dos Açores, criando assim valor em toda a fileira da construção”.

O CROP é composto pelos membros do Gabinete do Secretário Regional do Turismo e Transportes, Diretor Regional das Obras Públicas, Tecnologia e Comunicações, Diretor do Laboratório Regional de Engenharia Civil, Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, um representante da Região Autónoma dos Açores no Instituto da Construção e do Mobiliário (InCI), um representante da Direção Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade, um representante da Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional e um representante da Direção Regional do Ambiente.

Integram ainda este órgão um representante da Câmara de Comércio e Indústria dos Açores, um representante da Associação de Industriais de Construção Civil e Obras Públicas dos Açores (AICOPA), um representante da Delegação dos Açores da Ordem dos Arquitetos, um representante da Secção Regional dos Açores da Ordem dos Engenheiros, um representante da Secção Regional dos Açores da Ordem dos Engenheiros Técnicos e um representante da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores.

O Secretário Regional do Turismo e Transportes anunciou a convocação da reunião do CROP à margem da visita que efetuou à obra de construção da nova ponte da Ribeira das Tainhas, no concelho de Vila Franca do Campo.

Uma obra, disse Vítor Fraga, que se enquadra na “requalificação das estradas regionais e que visa dotar as mesmas de melhores condições de segurança”.

Esta obra “surgiu no seguimento de uma inspeção feita pelo LREC, onde foram identificados alguns pontos críticos e, como tal, houve a necessidade de efetuar esta intervenção, que passa pela construção de uma ponte nova”.

A obra está orçada em cerca de 150 mil euros e deverá estar concluída até ao final do mês de julho.


Anexos:


GaCS

Sem comentários: