sexta-feira, 14 de junho de 2013

Governo dos Açores vai criar equipa para estudar complexo megalítico na ilha Terceira

O Governo Regional dos Açores vai criar, em breve, um grupo de trabalho para proceder a um estudo “aprofundado” das estruturas existentes na Grota do Medo, na ilha Terceira, que alguns estudiosos admitem que possam ser anteriores ao povoamento português.

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, ouvido hoje, em Angra do Heroísmo, pela Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa, adiantou que a equipa pluridisciplinar a constituir será, entre outros, composta por investigadores das áreas de Arqueologia, História e Geologia, nomeadamente da Universidade dos Açores.

Luiz Fagundes Duarte salientou que a decisão governamental foi tomada após a apreciação dos trabalhos já realizados no âmbito da Direção Regional da Cultura por técnicos regionais e nacionais e visa “esclarecer cabalmente” uma matéria que tem vindo, nos últimos tempos, a ser referida na opinião pública regional.

O estudo a promover pretende estabelecer a datação daquela estrutura, bem como de outros supostos achados arqueológicos no Monte Brasil, também na ilha Terceira, e na ilha do Corvo, especificou Luiz Fagundes Duarte.

O Secretário Regional desvalorizou, contudo, as críticas de que esta questão, que "é delicada e, por isso, vai ser devidamente estudada”, tenha sido motivo de “desmerecimento” por parte do departamento competente do Executivo açoriano.

Luiz Fagundes Duarte garantiu ainda aos deputados da Comissão Permanente dos Assuntos Sociais que “tudo o que contribua para a obtenção de conhecimento será sempre bem acolhido”.




GaCS

Sem comentários: