sexta-feira, 14 de junho de 2013

Luís Cabral reafirma abertura do Governo a contributos para a proposta de reestruturação da Saúde

O Secretário Regional da Saúde reafirmou hoje, na Praia da Vitória, que a proposta de reestruturação do setor “está aberta a contributos que se pretendam introduzir”, recordando que o documento apresentado pelo Governo dos Açores está em debate.

Luís Cabral, que falava numa reunião com o Conselho de Ilha da Terceira, frisou que a opção foi no sentido de “fazer um debate alargado”, de modo a recolher as opiniões dos vários setores e “incluir os contributos que vierem a surgir na sequência desse debate”.

"Poderá fazer confusão esta nossa abertura, mas é genuinamente esta a nossa intenção”, assegurou Luís Cabral, salientando que “teria sido mais fácil fazer esta discussão em circuito fechado, dentro dos gabinetes, sem qualquer envolvimento dos utentes, que são, no fundo, os destinatários deste serviço”.

“Não foi, porém, essa a nossa intenção”, afirmou o Secretário Regional da Saúde, acrescentando que a opção foi promover um debate aberto “para que todos possam dizer se concordam ou não e apresentem propostas concretas” sobre potenciais melhorias do documento e do Serviço Regional de Saúde.

Por essa razão, afirmou que a versão final do documento será diferente da que foi inicialmente colocada a discussão, uma vez que terá em conta as sugestões que vierem a ser apresentadas.

“Acho que não seria sequer honesto se, depois de toda esta discussão pública, nada fosse alterado”, afirmou Luís Cabral.

O Secretário Regional referiu que o documento em discussão foi elaborado com base em fundamentação técnica, mas acrescentou que “politicamente poderemos discutir e aceitar outras ideias e outras propostas”.

Luís Cabral desafiou, por isso, os membros do Conselho de Ilha da Terceira para que apresentem as suas opiniões.


“Admitindo todos que a reestruturação é necessária, não podem limitar-se a dizer que não concordam, sem apresentar nenhum contributo para fazer com que o sistema melhore”, afirmou o Secretário Regional da Saúde.



GaCS

Sem comentários: