terça-feira, 11 de junho de 2013

Declaração do Presidente do Governo dos Açores

Texto integral da declaração do Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, feita hoje, em Ponta Delgada, aos Órgãos de Comunicação Social:

"Na passada sexta-feira, dia 7 do corrente, a Assembleia da República aprovou, apenas com os votos a favor do PSD e o CDS/PP, o diploma que adiou o pagamento do Subsídio de Férias aos funcionários da Administração pública para o próximo mês de novembro.

Com esta decisão, atrasa-se em cinco meses o pagamento desta remuneração, o que constitui uma dificuldade adicional ao rendimento disponível das famílias portuguesas e um acréscimo às dificuldades sentidas pelos portugueses.

A proposta apresentada pelo Governo da República, aprovada apenas pelos Deputados do PSD e do CDS/PP, impõe explicitamente que os funcionários públicos da Administração Regional dos Açores, as empresas públicas da Região e os funcionários das autarquias locais dos Açores só recebam o subsídio de férias em novembro.

Face a esta decisão tomada pelo PSD e pelo CDS/PP, gostaria de anunciar aos Açorianos que o Governo dos Açores decidiu, no âmbito das prorrogativas que lhe confere o Estatuto Político-Administrativo da Região e no exercício da nossa Autonomia, aprovar esta semana uma proposta de Decreto Legislativo Regional que  possibilitará antecipar nos Açores o pagamento do Subsídio de Férias aos funcionários públicos da Região e do setor empresarial público regional.

Atendendo à sustentabilidade financeira da Região Autónoma dos Açores, alicerçada no rigor, na transparência e na boa gestão das finanças públicas regionais, bem como ao cumprimento integral das metas orçamentais a que a Região se comprometeu, o Governo dos Açores tem condições e disponibilidade financeira para proceder ao pagamento  do Subsídio de Férias aos funcionários da administração regional já no próximo mês, antecipando assim a data de recebimento desta componente remuneratória em relação aos restantes funcionários públicos do país.

O Governo dos Açores entende que esta medida se reveste de crucial importância, na medida em que garante uma maior disponibilidade financeira imediata aos trabalhadores, conferindo-lhes maior confiança e estabilidade nos seus orçamentos familiares.

Ao aumentar o rendimento disponível das famílias, o Governo dos Açores pretende, assim, criar um apoio adicional à atividade económica regional, estimulando o aumento da procura interna e por esta via incentivando o consumo, o que resultará também em benefícios importantes para a economia das nossas ilhas e, por consequência, para as nossas empresas.

No nosso entender, as razões aduzidas justificam, em nome da igualdade e da justiça, a extensão desta medida aos trabalhadores da administração local sedeados nos Açores, sendo que a proposta de Decreto Legislativo Regional do Governo dos Açores assegura a possibilidade dos órgãos deliberativos e executivos das autarquias locais poderem também decidir da atribuição do subsídio de férias nos termos do diploma que agora é enviado, para aprovação, à Assembleia Legislativa Regional, o que não o poderiam fazer sem esta iniciativa do Governo dos Açores.

O Governo dos Açores espera que a sua proposta seja rapidamente aprovada no Parlamento Regional, sendo que, para o efeito, será enviada ainda esta semana, com pedido de urgência, de forma a que após a obrigatória auscultação dos sindicatos, possa ser aprovada a tempo de todos os funcionários públicos da Região receberem o Subsídio de Férias no próximo mês de julho.

O Governo dos Açores tomou esta decisão o mais rapidamente que era legalmente possível, logo após a decisão da Assembleia da República, e através do instrumento jurídico que, efectivamente, assegura a concretização deste objetivo.

De facto, o tempo de dificuldades acrescidas que vivemos e que prejudica o caminho de desenvolvimento que vínhamos trilhando exige medidas firmes e corajosas.

A afetação dos meios e recursos disponíveis para contrariar os efeitos da conjuntura adversa tem sido uma prioridade do Governo Regional, alicerçada na correta avaliação da situação e na implementação de políticas conducentes à resolução dos problemas mais urgentes.

Tudo temos feito, e tudo continuaremos a  fazer, até ao limite das nossas competências e até ao limite dos nossos recursos, para contrariar, na Região, os efeitos nefastos das medidas de impiedosa austeridade que sufocam a atividade económica do país, provocam a ruína das empresas e levam as famílias ao desespero.

Felizmente, o Governo dos Açores dispõe dos meios financeiros para tomar estas medidas, porque assegura uma gestão equilibrada das finanças públicas e pode, assim, reforçar, de forma rigorosa e sustentável, o apoio às famílias e às empresas açorianas.

Ao tomarmos a decisão de propor à Assembleia Legislativa Regional a aprovação de um Decreto que nos permita antecipar para o próximo mês de julho o pagamento do Subsídio de Férias aos trabalhadores da administração pública regional, estamos a contribuir para que os Açorianos tenham melhores condições de vencer as adversidades que se nos colocam do exterior.

Para o Governo dos Açores, as finanças públicas estão ao serviço dos açorianos, e porque temos gerido bem e com rigor as nossas finanças públicas podemos hoje dar aos açorianos esta boa notícia.

Disse, em abril, que o Governo dos Açores iria repor com gosto o Subsídio de Férias, hoje reafirmo com muita gosto que, não só o iremos fazer, como o faremos antecipando o prazo de pagamento em relação à data que o PSD e o CDS/PP queriam impor aos Açorianos.

Como sempre, fazemo-lo com a maior satisfação, defendendo e salvaguardando a nossa Autonomia e fazendo-a funcionar em benefício dos Açorianos.




GaCS

Sem comentários: