segunda-feira, 10 de junho de 2013

Diretor Regional das Comunidades desloca-se ao Brasil e Uruguai

O Diretor Regional das Comunidades inicia terça-feira uma deslocação ao Brasil e Uruguai, que se prolonga até 21 de junho e possibilitará a realização de visitas e contactos com diversas entidades ligadas às comunidades de emigrantes e açordescendentes residentes nestes dois países da América do Sul.

Paulo Teves inicia a deslocação no Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, onde reunirá na terça-feira com a direção da Casa dos Açores e, no dia seguinte, com a direção do Instituto Cultural Português, com o Secretário da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, com a Vice–Cônsul de Portugal em Porto Alegre e com o Prefeito de Gravataí, encontrando-se ainda com a comunidade descendente de açorianos que reside na região de Porto Alegre.

Na quinta-feira, 13 de junho, o Diretor Regional das Comunidades reunir-se-á com a direção da Casa dos Açores de S. Paulo e com a comunidade de emigrantes açorianos residentes naquele estado brasileiro, visitando depois, a 14 e 15 de junho, o Estado de Santa Catarina, onde tem encontros agendados com o Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina, Prefeito de Florianópolis, Fundação Cultural Franklin de Cascaes e Instituto Histórico e Geográfico, além da direção da Casa dos Açores da Ilha de Santa Catarina e da comunidade de descendentes de açorianos.

No dia 16, Paulo Teves estará no Rio de Janeiro para se encontrar com a direção da Casa dos Açores e com a comunidade de emigrantes açorianos e açor descendentes, visitando ainda as Irmandades de Devoção Particular do Divino Espírito Santo de Vila Isabel e do Catumbi.

O dia seguinte marca o início da deslocação ao Uruguai, onde o Diretor Regional das Comunidades tem uma reunião agendada com o Encarregado de Negócios da Embaixada de Portugal em Montevideo, com o Alcalde do Município de San Carlos, com a direção da Casa dos Açores do Uruguai e com a comunidade de descendentes açorianos, incluindo um encontro com grupos de dança, teatro e escola de português da Casa dos Açores do Uruguai.

O Diretor Regional regressará depois ao Brasil, ao Estado da Baía, onde também existe uma comunidade açoriana, tendo marcadas reuniões com instituições portuguesas e açorianas de Salvador da Baía.

Esta deslocação ao Brasil e ao Uruguai visa acompanhar o trabalho desenvolvido pelas diversas entidades e associações de origem açoriana, numa manifestação do reconhecimento e da proximidade que se pretende com a cultura açoriana presente nestes dois países, quer no âmbito da emigração no século XX para o Rio de Janeiro e São Paulo, quer no contexto de um trajeto migratório de há mais de 250 anos no sul do Brasil e no Uruguai.



GaCS

Sem comentários: