quinta-feira, 13 de junho de 2013

Ilha Terceira vai dispor de novo lar residencial para pessoas com deficiência

O Presidente do Governo dos Açores presidiu, esta quinta-feira, à cerimónia de início de construção de um lar residencial para pessoas com deficiência, que vai permitir à Associação Cristã da Mocidade, da Ilha Terceira, duplicar a sua capacidade de resposta de seis para doze utentes.

A nova estrutura de acolhimento residencial, que representa um investimento superior a um milhão de euros, estará dotada de condições técnicas para o desenvolvimento de um trabalho qualificado ao nível do acolhimento temporário ou definitivo, com vista a satisfazer os direitos das pessoas com deficiência.

O Presidente do Governo dos Açores salientou que esta nova resposta social servirá de apoio às famílias, oferecendo estruturas de apoio ao descanso do cuidador ou ao incremento de condições de autonomia pessoal dos seus utilizadores.

“A rede de apoio à pessoa com deficiência será, em breve, reforçada na ilha Terceira com a construção do Centro de Reabilitação da Praia da Vitória, um investimento do qual resultará a criação de uma nova valência de Lar Residencial, com capacidade para 12 utentes, e o reforço da capacidade do Centro de Atividades Ocupacionais existente, que passará de 20 para 30 utilizadores”, adiantou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo garantiu ainda que o Executivo Regional está determinado em criar as condições para que os Açorianos tenham uma vida melhor, um objetivo que será cumprido até ao limite das suas competências, recursos e possibilidades.

“Este é um caminho que se pauta por, até ao limite das nossas possibilidades, das nossas competências e dos nossos recursos, continuarmos a trabalhar para que, em relação a toda a sociedade, em especial aos setores mais frágeis, possamos criar as condições para que os Açorianos tenham uma vida melhor”, afirmou Vasco Cordeiro.

Nesse sentido, frisou que todo o trabalho desenvolvido pelo Governo dos Açores na área social constitui uma forma de, sobretudo perante a atual conjuntura, poder dar “consistência prática ao mote político assumido por este Governo de não deixar ninguém para trás”.

“Esta é, não apenas uma obrigação do Governo dos Açores. É, sobretudo, o cumprimento de uma convicção por parte do Governo dos Açores, que hoje aqui, com o lançamento desta primeira pedra, fica claramente manifestado”, salientou Vasco Cordeiro.

Anexos:
2013.06.13-PGR-LarACM.mp3


GaCS

Sem comentários: