terça-feira, 4 de junho de 2013

Inspeção das Atividades Económicas e Associação de Municípios dos Açores colaboram no combate à economia paralela

A Inspeção Regional das Atividades Económicas (IRAE) e a Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores (AMRAA) assinaram um protocolo de colaboração no âmbito do combate à economia paralela.

O protocolo visa aproveitar as potencialidades daquela associação para tornar ainda mais eficaz e efetiva a ação da IRAE no combate a todas as entidades que atuem de uma forma marginal à economia, distorcendo as mais elementares regras da concorrência e prejudicando a Região e o país.

A Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, constituída pelos 19 municípios açorianos, assegura uma grande proximidade aos operadores económicos de todas as ilhas, designadamente junto dos pequenos empresários em nome individual e das micro e pequenas empresas, aos quais pode transmitir informação e ferramentas adequadas ao exercício da atividade que desenvolvem.

A expetativa da Inspeção das Atividades Económicas é a de que uma maior e melhor informação, por parte de todos os agentes do setor, contribua significativamente para combater a atividade económica não declarada.

Recorde-se que o Plano Operacional de Combate à Economia Paralela é uma das medidas da Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial, com o objetivo impedir a distorção da economia regional.

Como tem sido divulgado, a Inspeção Regional das Atividades Económicas prevê desenvolver, nesse âmbito, mais de 1.600 ações de fiscalização.




GaCS

Sem comentários: