domingo, 9 de junho de 2013

Luiz Fagundes Duarte garante novo encontro anual da comunidade científica açoriana

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura anunciou, em Ponta Delgada, a intenção de voltar a reunir, no próximo ano, os cientistas e investigadores açorianos, numa iniciativa que visa aprofundar o sistema científico regional.

Luiz Fagundes Duarte, que falava sábado no encerramento das jornadas “Ciências nos Açores – Que Futuro?”, manifestou a satisfação do Governo pela forma como decorreu o encontro, que reuniu durante dois dias mais de uma centena de cientistas e investigadores ligados à Universidade dos Açores.

Para o Secretário Regional, estas jornadas atingiram os seus objetivos, desde logo, pelo facto de terem permitido que “todas as pessoas da área se passassem a conhecer e a conhecer melhor os projetos científicos em curso na Região”.

“De facto, somos ilhas geograficamente, não precisamos de ser ilhas no campo das ciências”, disse, acrescentando ser “muito importante a ligação entre os vários projetos”, que estão em curso ou a ser concretizados nos Açores.

Entre vários aspetos práticos resultantes deste encontro de cientistas açorianos, o Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura realçou a disponibilidade da Marinha Portuguesa para deslocar em missão aos Açores, durante este verão, um navio de pesquisa científica, bastando para tal que a Universidade manifeste vontade.

Luiz Fagundes Duarte assegurou ainda que o documento que será produzido pela Comissão Científica das jornadas será remetido aos participantes para audição prévia, para posterior validação da estratégia científica a implementar nos Açores.


Anexos:
2013.08.08-SRECC-EncerramentoJornadasCiênciasAçoresQueFuturo.mp3

GaCS

Sem comentários: